Notícias

 | 19/03/2007 18h04min

Comissão técnica da Davis vai convocar oito jogadores

Capitão tenta promover integração entre tenistas

A nova comissão técnica brasileira da Copa Davis começa o trabalho de forma inovadora. Oito tenistas serão chamados nesta terça para integrar a equipe que enfrentará o Canadá, de 6 a 8 de abril, no Costão do Santinho, em Florianópolis, por uma vaga na repescagem do Grupo Mundial, a primeira divisão da Davis. As informações são do site Globoesporte.com.

A idéia do capitão Chico Costa e seus auxiliares, João Zwetsch e Thomaz Koch, é usar a Copa Davis como evento de integração entre os principais tenistas do país. O próprio Chico contou que a iniciativa é semelhante ao encontro que a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) promoveu entre as mulheres.

– O encontro das mulheres foi um sucesso total. Sempre houve uma distância e uma rivalidade muito grande entre nossas melhores atletas. Isso gerou dificuldade tanto na parte técnica quanto na financeira, e os resultados foram péssimos. Há mais de uma década não temos uma jogadora sequer entre as cem melhores. A Copa Davis também vai servir como uma grande integração entre nossos melhores atletas. Contra o Canadá, por exemplo, serão convocados 8 nomes – diz Costa.

O evento feminino promoveu o encontro das oito brasileiras mais bem ranqueadas – Letícia Sobral, Nanda Alves, Joana Cortez, Carla Tiene, Larissa Carvalho, Jenifer Widjaja, Roxane Vaisemberg e Teliana Pereira – com as amadoras convidadas Aline Berkembrock e Thais Xavier.

Costa também revelou os critérios que serão avaliados nas convocações para o Pan e a Davis e reforçou que, ao contrário do que alguns veículos de imprensa divulgaram, o ranking de cada atleta será levado em conta.

– O ranking é, provavelmente, o mais importante dos critérios, mas existe uma série de outros fatores que não podem ser ignorados. Momento do atleta, adaptação ao piso, postura na quadra, entre outros.

A situação descrita pelo capitão é um retrato do tênis brasileiro. Hoje, os sete tenistas mais bem ranqueados estão a menos de cem postos um do outro. Vice-campeão do Challenger de Bogotá, Flávio Saretta, 102º do mundo, volta a ser o número 1 do Brasil nesta semana. Ele ultrapassou Thiago Alves (119). Além deles, Ricardo Mello, Marcos Daniel, André Sá, André Ghem e Rogério Dutra Silva, estão abaixo dos 200 primeiros no Ranking. Sem falar em Gustavo Kuerten que, mesmo em 670º na lista da ATP, é tido como nome certo na lista de Costa.

O equilíbrio é visto como fator de motivação para o capitão, que incentiva a concorrência saudável.

– Quanto mais atletas tivermos bem ranqueados, melhor. O objetivo tem de ser sempre esse – diz.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.