| 16/03/2007 15h04min
O defensor do título Neco Padaratz não conseguiu avançar no WQS de NewCastle, na Austrália, mas outros cinco brasileiros seguem na competição. No feminino, Silvana Lima e Jacqueline Silva está classificadas para as quartas-de-final.
No ano passado, o catarinense Neco faturou o título da etapa, mas desta vez perdeu para os australianos Dayyan Neve e Adam Melling. O também catarinense Jean da Silva e o cearense Pablo Paulino continuam na briga direta pela liderança do ranking defendida pelo espanhol Aritz Aranburu na primeira das três provas da perna australiana do WQS.
André Silva, Odirlei Coutinho e Leandro Bastos também classificaram-se na sexta-feira. Na categoria feminina, o Brasil passou com 100% de aproveitamento. A catarinense Jacqueline Silva e a cearense Silvana Lima avançaram para as quartas-de-final do torneio, que pode até terminar com uma decisão verde-amarela.
Os brasileiros começaram bem o dia, com o carioca Leandro Bastos e o cearense André Silva só ficando atrás dos favoritos nas baterias, os australianos tops do WCT, Phillip MacDonald e Dean Morrison, respectivamente.
E outro cearense, Pablo Paulino, conquistou a primeira e única vitória verde-amarela da sexta-feira superando até o australiano da elite mundial, o novato Glenn Hall. Pablo Paulino ocupa a oitava posição no WQS e tirou o número 3, Ben Bourgeois, dos Estados Unidos, além do australiano Leigh Sedley.
Só que os três brasileiros acabaram escalados juntos para disputar apenas duas vagas para as oitavas-de-final. A participação tripla do Brasil será contra o norte-americano Mike Todd na segunda bateria deste sábado em Merewether Beach.
Depois vieram duas dobradinhas verde-amarelas frustradas. Os australianos Matt Wilkinson e Luke Munro despacharam os cariocas Yuri Sodré e Simão Romão numa tacada só. E o confronto direto com a Austrália, pelo menos o placar terminou em um a um.
Os surfistas da casa venceram mais uma vez com Nathan Hedge e o paulista Odirlei Coutinho ganhou a briga pela segunda vaga de Matt Jones e do cearense Heitor Alves, último colocado sem conseguir achar boas ondas para poder apresentar seu surfe.
Odirlei agora terá três australianos pela frente: Kai Otton, Matt Wilkinson e Julian Wilson. Ele é o intruso da terceira bateria, pois a primeira e a quarta ficou formada só por australianos. Mick Fanning largou com vitória na etapa de abertura do WCT 2007 na Gold Coast e está na quarta.
Na próxima, o catarinense Jean da Silva será um dos adversários do vice-líder do ranking, Bede Durbidge, que barrou o heptacampeão Kelly Slater nas semifinais do Quiksilver Pro na Gold Coast.
O franco-brasileiro Eric Rebiere e o português Tiago Pires completam a bateria do brasileiro mais bem colocado no WQS 2007. Jean da Silva divide o quinto lugar com mais dois surfistas.
O catarinense ganhou uma disputa acirrada contra dois australianos na sexta-feira. Perdeu para Jay Thompson, mas superou um dos melhores nas grandes ondas da quinta-feira, Darren O’Rafferty.
Depois veio a eliminação de Neco Padaratz e começou o feminino, com as únicas brasileiras avançando para as quartas-de-final do Midori Pro. O título de Newcastle também ficou aberto, pois a atual campeã Rebecca Woods foi barrada pelas também australianas Nicola Atherton e Laurina McGrath no penúltimo confronto da sexta-feira em Merewether Beach.
No último, a cearense Silvana Lima começou muito bem com uma nota 8,17 e deixou a atual campeã mundial do WQS, Jessi Miley-Dyer, brigando pelo segundo lugar contra a também australiana Sheridan Shields, que não conseguiu acompanhar o forte ritmo das duas integrantes da elite mundial do WCT.
Silvana atingiu o maior placar feminino do dia, totalizando 13,40 pontos contra 12,84 da segunda colocada e agora enfrenta Laurina McGrath na última quarta-de-final do Midori Pro, segunda etapa nível 5 estrelas realizada na Austrália neste ano.
A catarinense Jacqueline Silva não precisou se esforçar tanto para se classificar, pois a havaiana Leilani Gryde não chegou a ameaçar sua segunda posição no confronto vencido pela australiana Amee Donohoe por 11,84 x 10,17 pontos.
A brasileira vai abrir as quartas-de-final neste sábado com a veterana Melanie Redman-Carr, vice-campeã mundial do WCT no ano passado que teve sua invencibilidade na temporada quebrada justamente por Jacqueline Silva.
A australiana tinha vencido as três primeiras etapas e ficou na repescagem da etapa de Itacaré, na Bahia, que recolocou o Brasil no calendário do WCT Feminino.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.