| 08/03/2007 20h36min
O armador Leandrinho Barbosa pode ficar fora da campanha da seleção brasileira masculina de basquete em 2007. O jogador do Phoenix Suns admitiu, nesta quarta-feira, que são poucas as chances de a franquia da NBA liberá-lo para a disputa dos Jogos Pan-americanos, em julho, e da Copa América, que terá status de Torneio Pré-Olímpico, em agosto.
– Eu acho meio difícil ir para a seleção. A gente não sabe ainda, mas é coisa para conversar – diz o jogador.
A grande dificuldade para a liberação do atleta seria a questão do seguro de acidentes. O Phoenix teria receio que o valor não fosse pago pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
O veto à liberação de atletas da Liga norte-americana para suas seleções nacionais não chega a ser novidade. A Alemanha já enfrentou problemas com o Dallas Mavericks por causa de Dirk Nowitzki.
A experiência brasileira no último Mundial feminino não contribuiu para melhorar a situação. Após a competição, realizada em São Paulo no ano passado, atletas reconheceram que estavam sem seguro e que tiveram problemas para receber o prêmio pela participação. Mas a Confederação garante que não há mais nenhuma pendência financeira.
Classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, o Pré-olímpico é a principal competição do time de basquete no ano e apesar da dificuldade da situação, Leandrinho admite que gostaria de disputar o torneio.
– Não digo (estar) no Pan, mas o Pré-olímpico é prioridade. Quero defender meu país, mas não sei. Pode acontecer como não pode acontecer. Estou pensando positivo – afirma.
Apenas o campeão do torneio garante a vaga olímpica. Quem não passar no vestibular das Américas terá que enfrentar o Pré-Olímpico Mundial, reunindo seleções de todos os outros continentes.
A questão do seguro também será um problema para o ala/pivô Anderson Varejão e qualquer outro jogador da Liga que venha a ser convocado pelo técnico Lula Ferreira. Até o momento, Leandrinho diz não ter conversado com ninguém da Confederação sobre o assunto. A CBB informa que os contatos foram iniciados em dezembro e que a NBA determina o valor a ser pago.
Os valores são distintos entre os atletas e proporcionais ao período em que ficarão à disposição da seleção. Sem a garantia do seguro, os jogadores não são autorizandos nem a participar de treinos.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.