| 01/03/2007 20h57min
O Santos derrotou o Defensor Sporting, do Uruguai, por 1 a 0, na noite desta quinta, pela Copa Libertadores da América. O gol do clube brasileiro foi marcado por Zé Roberto, aos três minutos do segundo tempo.
Com a vitória, o Santos assumiu de forma isolada a liderança do Grupo 8, com seis pontos ganhos. O Defensor Sporting é o segundo com três.
Nesta quinta-feira, o técnico Wanderley Luxemburgo sacou Pedro da equipe titular e devolveu a posição para o recém-recuperado Denis, conforme havia cogitado. Mas, quando a bola rolou, não foi pelo setor direito do campo que o Peixe criou suas melhores oportunidades de gol.
Com espaços pelo lado esquerdo, Marcos Aurélio e Zé Roberto se revezavam na armação e conclusão das jogadas do Santos. Apesar da agilidade de ambos, o time não conseguiu produzir muito, e ainda ofereceu contra-ataques ao Defensor. É verdade que somente um deles assustou, e porque Antônio Carlos protegeu mal a bola, dando um susto em Fábio Costa.
Quando parte da torcida já começava a ficar impaciente com o Santos, a dupla Zé Roberto-Marcos Aurélio entrou em ação novamente. E pela esquerda do gramado. Aos 29 minutos, o atacante brigou pela bola e passou para o veterano dentro da área. O chute cruzado de Zé passou perto da meta, mas Rodrigo Tiuí nem o goleiro Martín Silva conseguiram evitar que ele fosse para fora.
Dez minutos depois, Tiuí teria melhor chance ainda para marcar, se o ataque do Santos não estivesse em posição irregular. Zé Roberto cruzou – da esquerda – e Marcos Aurélio, na linha de fundo direita, cabeceou para trás. Na frente do gol, “Tiuí Henry” furou, dando motivo para o deboche dos que o criticam.
Mas o atacante do Peixe quase se redimiu em seguida. Ele recebeu a bola dentro da área, girou bem e bateu. Fez tudo certo, mas não levou sorte na conclusão. Embora com maior volume de jogo durante todo o primeiro tempo, a equipe de Wanderley Luxemburgo desceu para o vestiário com o placar empatado.
No segundo tempo, no entanto, não demorou muito para os torcedores comemorarem. Primeiro, por uma bela jogada de Kléber, que colocou a bola entre as pernas de seu marcador. Depois, pelo gol. Aos 3 minutos, Zé Roberto carregou pelo meio, ajeitou e soltou o pé, acertando o chute rasteiro no canto de Martín Silva: 1 a 0.
A desvantagem no marcador fez os uruguaios se soltarem. Em pouco tempo, no entanto, o Santos retomou o controle do jogo, chegou a assustar em um chute colocado de Marcos Aurélio, e esfriou os ânimos do adversário. Até demais. Com duas modificações promovidas pelo técnico Jorge da Silva, o Defensor aproveitou a tranqüilidade do Peixe para tentar empatar.
Percebendo que o time uruguaio cresceu na partida, embora atacasse sem muita objetividade, o técnico Wanderley Luxemburgo também entrou em ação. Trocou Cléber Santana e Rodrigo Tiuí por Ávalos e Pedrinho. Dessa maneira, o Santos ganhou consistência defensiva e ainda velocidade nos contra-ataques. Sem forçar, esperou pacientemente o apito final.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.