Notícias

 |  hmin

DC divulga duas pesquisas para Senado em SC

Ibope e Mapa mostram que quatro candidatos disputam vagas voto-a-voto

De acordo com dois institutos de pesquisa que ouviram eleitores de Santa Catarina, se as eleições fossem hoje, os mais cotados para assumir as duas vagas no Senado seriam Paulinho Bornhausen (PFL) e Leonel Pavan (PSDB).

Conforme o Ibope, em pesquisa divulgada pelo Diário Catarinense (DC) nesta segunda, dia 30, Paulinho tem 25% das intenções de voto. Ele caiu sete pontos percentuais com relação à última pesquisa. Pavan, que caiu 4 pontos, aparece em segundo, com 22% das intenções de voto, seguido por Casildo Maldaner, do PMDB, que caiu de 22% para 21%.

Se for considerada a margem de erro, que é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico entre Paulinho e Pavan, entre Pavan e Casildo e entre Casildo e Hugo Biehl, quarto colocado nas pesquisas, com 17% das intenções de voto. O Ibope mostra que Ideli Salvatti, do PT, aparece com 14%, à frente de Milton Mendes (PT), que tem 13%.

A pesquisa Mapa, também divulgada na segunda pelo DC, apresenta um quadro similar: Paulinho com 29% das intenções de voto, seguido de Pavan, que tem 28%. Nesse estudo, Casildo tem 24% das intenções de voto; Hugo Biehl, 19%, e Ideli, 18%. O candidato petista Milton Mendes subiu de 14% para 15%.

De acordo com o Ibope, o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu dois pontos percentuais em Santa Catarina com relação à última pesquisa e tem hoje 49% das intenções de voto. Em segundo, com 16% das intenções de voto, aparece o candidato governista, José Serra (PSDB), seguido de Anthony Garotinho (PSB), detentor de 11% da preferência do eleitorado. Ciro Gomes (PPS) caiu de 8% para 7%.

Segundo o Instituto Mapa, Lula subiu dois pontos e está com 46%, 26 pontos percentuais à frente de Serra, que mantém 20%. Garotinho foi quem mais cresceu: saiu de 7% para 10%. O contrário aconteceu com Ciro: Caiu de 10%, para 7%.

As informações são do Diário Catarinense.

• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.