Notícias

 | 21/02/2007 10h36min

Morador de Moscou é hospitalizado por suspeita de gripe aviária

Caso pode ser o primeiro de ser humano infectado na Rússia

Um morador da província de Moscou foi hospitalizado por suspeita de gripe aviária. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Komsomolskaya Pravda.

Se as análises de laboratório confirmarem a suspeita inicial dos médicos, esse seria o primeiro caso documentado de um ser humano infectado com gripe aviária na Rússia. O paciente, identificado como Vasyl Loguinov, de 43 anos, adoeceu na terça-feira, no mesmo dia em que encontrou 75 galinhas e patos mortos em sua pequena fazenda.

Segundo o jornal, no dia 13, Loguinov comprou um peru no mercado de aves de Moscou, que morreu quatro dias depois. O animal poderia ser a fonte de contágio.

O paciente foi internado em um pavilhão de doentes infecciosos, onde se encontra em estado de observação à espera dos resultados das análises de laboratório, que serão conhecidas nos próximos dias. Segundo o Komsomolskaya Pravda, além de febre, Loguinov apresenta um quadro de hipertensão.

– Não temos informação de que alguém tenha sido hospitalizado por suspeita de gripe aviária – disse um porta-voz do governo da província de Moscou citado pela agência de notícias oficial Itar-Tass.

Desde o último dia 9 foram registrados focos de gripe aviária em Moscou, em sete distritos da província de Moscou e em um distrito da região de Kaluga, situada cerca de 80 quilômetros ao sudoeste da capital russa.

Segundo o Ministério para Situações de Emergência da Rússia, as análises de laboratório realizadas em cinco distritos assinalam que a gripe aviária foi causada pela cepa H5N1, que pode ser letal para os seres humanos.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.