| 11/02/2007 16h49min
Pela primeira vez deu Espanha no lugar mais alto do pódio do WQS em Fernando de Noronha, que se encerrou neste domingo, dia 11, no arquipélago pernambucano. O grande campeão foi o espanhol do País Basco, Aritz Aranburu, de 21 anos, que venceu a decisão contra o carioca Leandro Bastos, também de 21 ans.
O campeão faturou US$ 12 mil e assumiu a liderança isolada no ranking da divisão de acesso, o WQS, com os 2.500 pontos. Leandro ganhou US$ 6 mil e 2.188 pontos que o levaram da 97ª para a 12ª posição na classificação geral das quatro etapas.
O espanhol Aritz Aranburu passou apertado pelos primeiros desafios nas ondas irregulares da Cacimba do Padre no último dia do evento em Fernando de Noronha. Superou o porto-riquenho Dylan Graves nas quartas-de-final por 10,07 x 8,17 pontos e por décimos de diferença – 12,77 x 12,00 pontos – barrou o defensor do título Jean da Silva na semifinal. Já contra Leandro Bastos na grande final, usou a tática de pegar várias ondas no início para somar pontos até atingir insuperáveis 13,67 pontos nas duas notas computadas no resultado final da bateria, contra 11,50 pontos do brasileiro.
– Esse foi o melhor resultado da minha carreira, um cinco estrelas prime com muitos pontos em jogo e também muito dinheiro, então só posso estar muito feliz. Sou muito ambicioso e qualquer campeonato que entro, sempre vou para ganhar – disse Aritz Aranburu, que das oito baterias que disputou na competição só não venceu uma, a da quarta fase quando tirou o surfista local Patrick Tamberg e o paranaense Peterson Rosa para passar em segundo lugar na disputa vencida pelo catarinense Neco Padaratz.
Os dois finalistas entraram na segunda rodada da competição, com a diferença de que Leandro Bastos teve confrontos bem mais difíceis até a bateria decisiva. O carioca deteve o recorde de nota – 9,63 – do campeonato nos primeiros dias e depois foi avançando em segundo lugar nas baterias até os confrontos virarem homem contra homem.
Aí despachou dois sul-africanos que despontavam como favoritos ao título, o cabeça 1, Greg Emslie, nas oitavas-de-final, e Warwick Wright, campeão em Fernando de Noronha em 2004, nas quartas-de-final. Já na briga pela primeira vaga na grande final, Leandrinho atropelou o também carioca Marcelo Trekinho.
Apesar de não ter conseguido o bicampeonato em Fernando de Noronha, o catarinense Jean da Silva ficou feliz com mais um grande resultado neste início fulminante de temporada. Ele vem competindo desde a primeira semana do ano, venceu as duas primeiras competições que disputou no Paraná, ficou em terceiro lugar em outra também válida pelo Circuito Sul-Brasileiro em Santa Catarina e foi até as oitavas-de-final no 6 estrelas do Costão do Santinho, também em Florianópolis.
Com os 1.875 pontos recebidos pelo terceiro lugar em Fernando de Noronha, Jean passou a encabeçar a lista dos brasileiros no ranking do WQS, assumindo a sétima posição na classificação geral após a quarta etapa.
– Nem sempre dá para vencer, mas o que importa para mim são os pontos que farão a diferença durante o ano – falou Jean da Silva, após a derrota para Aritz Aranburu na semifinal.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.