Notícias

 | 10/02/2007 16h46min

Aliados de Tarso Genro elaboram texto com críticas ao PT

Documento divulgado no encontro do partido não poupa direção petista

Um dia depois do duro discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra as disputas internas no PT, um grupo de petistas divulgou um documento neste sábado que, entre outras coisas, critica a postura do comando do partido durante a crise que atingiu o primeiro mandato do governo.

De acordo com o G1, o documento, intitulado "Mensagem ao partido", causou um mal-estar dentro da legenda porque falava em "corrupção". O texto final, divulgado em Salvador, onde o partido comemora seus 27 anos, retira esse termo, é mais ameno, porém não poupa a direção petista.

– Nossa crise decorreu, dentro outros fatores, de concepções do interesse público e na condução de distintas estratégias eleitorais – diz o documento.

Além das críticas dos aliados de Tarso, o puxão de orelha do presidente Lula ao PT no noite de sexta irritou petistas e esfriou o clima de comemoração do aniversário da legenda. No discurso, Lula disse que o PT dá tiro no próprio pé em vez de atacar os inimigos.

Desde a manhã deste sábado, alguns petistas criticaram Lula publicamente no hotel onde o PT realiza um encontro, enquanto outros, porém, preferiram evitar o confronto, embora em conversas reservadas diziam não concordar com a postura de Lula.

– Ele (Lula) foi infeliz – avaliou a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.

Um dos poucos que saiu em defesa do presidente foi o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

– O que o presidente fez foi uma profissão de fé da necessidade de debater, mas no foco nos projetos importantes. Isso pode ajudar na reflexão do partido – afirmou.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.