| 23/09/2002 21h27min
A Justiça Eleitoral de Santa Catarina pretende divulgar o nome do novo governador do Estado, dos dois senadores, 40 deputados estaduais, 16 federais e a votação para a Presidência da República até a meia-noite do dia 6 de outubro. A expectativa é de que em menos de seis horas todo o trabalho de apuração dos 3,8 milhões de votos catarinenses esteja concluída.
A agilidade na apuração eletrônica será possível porque o sistema eleitoral está interligado entre as 102 zonas eleitorais e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Após o encerramento da votação, às 17h, cada presidente emitirá um boletim de urna com os votos daquela seção e o afixará em local público. Se nesse horário ainda tiverem eleitores na fila, estes receberão uma senha para votar.
Em seguida, todo o material segue para o local de apuração, geralmente nos ginásios de esporte dos municípios, onde os dados do disquete são analisados por uma junta apuradora e depois repassados ao TRE. Depois da validação dos dados pelo Tribunal, eles retornam via online ao município.
No TRE, 25 especialistas de cada área acompanharão por meio do sistema online o passo-a-passo nas cidades e poderão auxiliar em quaisquer dúvidas. Ao final da apuração terão que ser coletados os sufrágios de 12 mil disquetes. A divulgação dos votos terá boletins parciais anunciados pelo TRE logo após às 17h.
O coordenador de eleições, Gonsalo Agostini Ribeiro, assegura que as informações sobre todos os cargos em disputa serão divulgadas simultaneamente, à medida em que o TRE for recebendo os dados dos municípios.
ANA MINOSSO / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.