| 01/01/2007 14h26min
A chuva intermitente que cai sobre Brasília desde a noite de domingo pode forçar a organização da festa de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fazer alguns ajustes na programação, como o desfile em carro aberto da Catedral até o Congresso. Se a chuva persistir, o que é bastante provável, Lula deve cancelar a ida à Catedral, seguindo direto do Palácio do Alvorada para o Congresso, onde ocorrerá a cerimônia de posse.
O clicRBS transmitirá ao vivo a cerimônia, com imagens diretamente da TV Senado, em Brasília. O site também vai veicular a posse de Yeda Crusius para o governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da TVCOM, em Porto Alegre.
Em Brasília, a chuva também deve prejudicar a festa popular que ocorrerá na Praça dos Três Poderes, prevista para a noite. Cerca de 300 ônibus com pessoas de pelo menos cinco Estados eram esperados em Brasília para a festa. Por volta de 100 deles trazem pessoas do próprio Distrito Federal, outros cinco vêm de cidades do entorno e 60 partem de Goiás. Também haverá ônibus vindos de São Paulo e Rio de Janeiro.
A cerimônia de posse de Lula está marcada para iniciar por volta das 15h45min, quando o presidente deixará o Palácio da Alvorada acompanhado do vice-presidente, José Alencar, da primeira-dama, Marisa Letícia, e da esposa do vice, Marisa Gomes.
Já no Rio Grande do Sul a cerimônia de troca de governo tem início marcado para as 17h, quando o governador Germano Rigotto, acompanhado pela primeira-dama, deve recepcionar na porta do Palácio Piratini a governadora eleita Yeda Crusius, também acompanhada por seu marido. Todos se dirigirão ao gabinete do governador.
Os Secretários de Estado, atuais e futuros, estarão aguardando em lugar determinado pelo Cerimonial no Salão Negrinho do Pastoreio. Após a chegada do governador atual e da nova governadora e seu vice será executado o Hino Nacional, pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), regida pelo Maestro Isaac Karabtchevsky .
Em seguida o termo de transmissão do cargo de governador do Estado será lido pelo Chefe da Casa Civil da administração Rigotto, Josué Barbosa. Germando Rigotto e Yeda Crusius fazem então o último e primeiro discurso do mandato, respectivamente, e o antigo governador se despede.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.