| 25/12/2006 20h30min
O porta-voz do Ministério de Exteriores iraniano, Mohamad Ali Hosseini, qualificou hoje a detenção de vários diplomatas iranianos pelo Exército dos Estados Unidos no Iraque de ilegal e advertiu que isto terá "conseqüências desagradáveis".
A detenção "não se adapta a nenhuma normativa internacional e terá conseqüências desagradáveis", disse Hosseini, que acrescentou que o Ministério de Assuntos Exteriores do Irã convocou o embaixador da Suíça (representante dos interesses dos EUA no Irã) para apresentar o protesto de Teerã, informou a agência iraniana Isna.
Hosseini, que ressaltou que o governo iraquiano é o responsável pela libertação dos diplomatas iranianos detidos, acrescentou que "os ocupantes (EUA) devem atuar segundo as normativas internacionais".
– Há dias nos inteiramos de que as forças americanas tinham detido, contra as leis internacionais, os diplomatas iranianos que tinham viajado ao Iraque a convite do governo iraquiano – disse o porta-voz da diplomacia iraniana.
Horas antes, o porta-voz do governo iraniano, Gholam Hossein Elham, disse que a detenção dos dois representantes iranianos no Iraque é conseqüência das pressões exercidas por Washington sobre Teerã.
O porta-voz da Presidência iraquiana, Hiwa Osman, confirmou que as forças americanas detiveram dois diplomatas iranianos que estavam visitando o Iraque a convite do presidente iraquiano, Jalal Talabani.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.