Notícias

 |  hmin

Candidatos abrem mão de tempo ganho no TSE

Depois de intensa disputa por direitos de resposta na propaganda eleitoral do adversário, os advogados dos presidenciáveis José Serra (PSDB) e Ciro Gomes (PPS) se uniram nessa quinta, dia 12, para abrir mão, cada um, da aparição por um minuto no programa do outro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia assegurado resposta de Ciro por causa de comparação entre ele e o ex-presidente Fernando Collor feita no programa tucano. Serra, por sua vez, teria o mesmo direito em razão de propaganda em que fora acusado de atacar o concorrente usando fitas que teriam sido “subtraídas clandestinamente”.

Como a conquista de espaço no programa do adversário seria neutralizada pela perda de tempo na sua propaganda, os dois candidatos renunciaram à conquista. Em princípio, o candidato do PPS também teria direito de ocupar duas inserções de Serra, de 30 segundos cada, para se defender da comparação com Collor, que o TSE considerou ofensiva.

Entretanto o ministro-auxiliar do TSE José Gerardo Grossi considerou que uma suposta inserção de Serra citada por Ciro na verdade não existiu. Para Grossi, a inclusão desse comercial foi uma falha compreensível em razão dos “trabalhos estafantes” a que estão expostos advogados e juízes nas semanas que antecedem as eleições.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.