| 11/12/2006 22h12min
Um controlador de vôo ouvido pelo Jornal Nacional denunciou que uma falha de equipamento causou a paralisação nesta segunda-feira do Centro Integrado de defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta) 2, em Curitiba. O local é responsável pelo controle de vôos no Sul do país e em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Durante uma hora, do meio-dia às 13h, nenhum avião decolou do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, o que gerou atrasos em cascata. Até as 18h desta segunda-feira, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 369 vôos atrasaram mais de uma hora em todo o Brasil e 36 foram cancelados.
Em nota, a Aeronáutica informou que foi necessária a interrupção do fornecimento de energia elétrica por 40 minutos no Cindacta 2 para trabalhos de modernização nos equipamentos e que o tráfego aéreo operou sem radares.
Segundo um controlador de vôo, que prefere não se identificar, quando há um corte de energia elétrica, a torre do aeroporto sempre é avisada com antecedência. Além disso, essas operações costumam ser feitas de madrugada, porque o tráfego de aviões é bem menor. Ele disse também à reportagem que o gerador de emergência, que deveria fornecer energia, não funcionou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.