Notícias

 |  hmin

Candidatos criticam política do atual governo para a ciência

Durante debate, os quatro participantes pouco falaram sobre suas propostas

O debate que reuniu quatro dos seis candidatos ao governo do Estado, na quarta à noite, 11 de setembro, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), no Vale do Itajaí, teve como foco principal críticas às medidas do governador e candidato à reeleição, Esperidião Amin (PPB), ­ ausente no encontro. A discussão de projetos para o desenvolvimento das áreas de ciência e tecnologia em Santa Catarina ficou em segundo plano.

Compareceram ao debate ­ promovido pelo Fórum Catarinense de Ciência e Tecnologia o petista José Fritsch, o candidato do PMDB, Luiz Henrique da Silveira, Gilmar Salgado (PSTU) e Sérgio Grando (PPS).

Durante as mais de três hora de discussão, os quatro candidatos deixaram efetivamente claras somente três posições para as áreas de ciência e tecnologia: a primeira seria cumprir o Artigo 193 da Constituição Estadual, que estabelece o repasse de 2% das receitas correntes à pesquisa científica e tecnológica. Todos foram unânimes ao afirmar que Amin não cumpriu a exigência de repassar os 2% da receita para o setor.

As outras posições seriam ampliar o espaço de discussão em torno do assunto no Estado, ­ incluindo a participação da comunidade científica nas decisões do governo , e reestruturar a Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

As informações são do Jornal de Santa Catarina.

• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.