Notícias

 | 08/12/2006 00h32min

EUA insinuam suposta irregularidade na reeleição de Chávez

Presidente da Venezuela foi reeleito no último domingo

O governo dos Estados Unidos opinou que é necessário investigar qualquer irregularidade nas eleições venezuelanas vencidas pelo presidente Hugo Chávez, no último domingo. Em resposta por escrito a uma pergunta sobre a avaliação inicial da União Européia, o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, disse que "em geral as eleições foram pacíficas e se desenvolveram dentro da lei".

O relatório da missão européia, no entanto, segundo McCormack, "aponta certas preocupações, como o uso por parte do governo de recursos do Estado e da imprensa com fins políticos, a irrelevância das máquinas digitais que lêem as impressões digitais e a intimidação de funcionários públicos, inclusive com pressão partidária sobre empregados da petrolífera estatal".

– Acreditamos que estas e quaisquer outras irregularidades devem ser investigadas – disse McCormack.

Segundo o porta-voz, a União Européia prometeu enviar uma delegação a Caracas em fevereiro para apresentar suas conclusões finais. Nenhum representante do governo americano cumprimentou o presidente Chávez por sua reeleição. Todas as felicitações foram dirigidas ao povo venezuelano, pelo bom desenvolvimento do processo eleitoral.

A UE parabenizou Chávez nesta quinta-feira e constatou que a eleição "transcorreu numa atmosfera pacífica e transparente", segundo o comunicado divulgado pela Presidência. Chávez foi reeleito presidente com 62,89% dos votos.

AGÊNCIA EFE

Notícias Relacionadas

05/12/2006 17h53min
Chávez é oficialmente proclamado presidente reeleito
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.