| 07/12/2006 14h25min
Um grupo de torcedores apresentou nesta quinta à Justiça francesa um processo contra a Fifa e a federação local pelo uso do vídeo para decidir a expulsão de Zinedine Zidane na final da Copa do Mundo de 2006, após dar uma cabeçada no italiano Marco Materazzi. O juiz do tribunal de Paris, que examinou o recurso do advogado Mehana Mouhou, que atua em nome do grupo, anunciará no próximo dia 15 sobre se o processo avançará.
Segundo o argumento da ação, recorrer ao vídeo para decidir pela expulsão não é legal do ponto de vista do procedimento. O advogado solicitou todas as gravações de vídeo sobre os fatos em posse da Fifa e do comitê organizador da Copa, além de pedir declarações de uma série de testemunhos, em particular do técnico da França, Raymond Domenech. Foi ele que levantou a polêmica logo ao fim da partida, mas não foi respaldado pela Federação Francesa de Futebol - o que lhe rendeu ser parte acusada junto à Fifa.
O advogado que representou a Fifa no Tribunal de Paris, François Viterbo, lembrou que não só a justiça francesa não é competente para falar sobre um jogo disputado na Alemanha, mas não é de responsabilidade de alguém da área se intrometer no desenvolvimento de um jogo de futebol.
O advogado da FFF, Benjamin Peyrelevade, pensa que a iniciativa é uma jogada publicitária, aproveitando a fama que o lance rende até hoje.
Os grupos de torcedores, por sua vez, asseguraram que seu objetivo não é recuperar a imagem de Zidane, mas é uma iniciativa enquadrada apenas no campo da legalidade jurídica.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.