Notícias

 | 05/12/2006 13h20min

Arlindo Chinaglia vai disputar a Câmara pelo PT

Presidente interino diz que atual líder do governo na Casa poderá se licenciar

O presidente interino do PT informou nesta terça-feira que o candidato do partido a presidente da Câmara será Arlindo Chinaglia (PT-SP), atual líder do governo na Casa. A decisão saiu após reunião da coordenação da bancada do PT e a executiva nacional. Marco Aurélio Garcia e o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), afirmaram que o partido terá que examinar a possibilidade de Chinaglia se licenciar da liderança.

– O PT está apresentando um nome que não é dar dar uma passeada na pista e cumprimentar a platéia, é para valer – disse Marco Aurélio.

Ao justificar a decisão do partido, Fontana disse ser impossível que uma base de mais de 300 deputados tenha um único candidato a dois meses da eleição.

– Nós queremos, no dia da eleição, chegar com um só candidato. Os petistas consideram que não só a candidatura do PT é legítima, como a do PMDB é legítima, assim como a de Aldo Rebelo é legítima – disse Henrique Fontana.

Marco Aurélio Garcia afirmou também que o grande objetivo do partido é evitar que ocorram "anomalias políticas, como na eleição de Severino Cavalcanti". Segundo ele, em reunião na tarde desta terça-feira, a bancada vai confirmar a decisão.

Na segunda-feira, Chinaglia conversou com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), sobre os cenários da disputa. Rebelo, que é candidato à reeleição, não quis comentar o teor da conversa. Limitou-se apenas em classificá-la como positiva:

– Tive uma boa conversa com o Chinaglia. Foi uma conversa tranqüila.

Chinaglia ressaltou que os dois fizeram uma análise do quadro sucessório da Câmara e tentam, juntos com a base aliada, encontrar a melhor alternativa para a disputa.

– Temos a dimensão do processo e estamos construindo de uma maneira adequada uma solução. Com a amizade e lealdade que temos. Na conversa fizemos uma análise do quadro. Temos a mesma responsabilidade, vamos trabalhar de maneira adequada – disse Chinaglia.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.