| 17/11/2006 12h44min
Uma das primeiras ações da Associação dos Familiares e Amigos da Vítimas do Vôo 1907 será indicar um perito para acompanhar os trabalhos da comissão criada pelo Comando da Aeronáutica para investigar o acidente com o Boeing da Gol, ocorrido no dia 29 de setembro deste ano. A associação será registrada em cartório na próxima segunda-feira em Brasília, e terá como principal objetivo orientar os familiares e buscar informações sobre o andamento das investigações.
– O principal objetivo é estarmos todos juntos, todos os parentes de vítimas do vôo 1907, para que tenhamos essa força e possamos buscar todas as informações sobre o acidente e os responsáveis – disse um dos representantes da comissão, Jorge André Fernandes Cavalcante, que perdeu um sobrinho no acidente.
Para Cavalcante, o acompanhamento de um perito é importante para dar maior clareza às informações repassadas às famílias.
– Temos interesse na transparência e na clareza das informações e, para que isso ocorra, acho que um perito independente, um profissional de fora das instituições, é claro que devidamente capacitado, será muito importante para nós.
Depois de denunciar o assédio que os familiares das vítimas têm sofrido de advogados, principalmente estrangeiros, “com segundas intenções", Cavalcante esclareceu que não está entre os objetivos da associação prestar assistência jurídica às famílias.
– Nosso objetivo é orientar sobre quais são os piores advogados e sugerir que tomem muito cuidado, prestem atenção nesses profissionais.
Segundo Cavalcante, muitas pessoas têm se apresentado com advogados, prometendo “cofrinhos de ouro”.
– As pessoas precisam tomar muito cuidado, porque às vezes não são nem advogados e sim profissionais que vêm ao Brasil oferecer serviços e vendê-los lá fora.
A associação terá oito representantes em Brasília, Campinas, Recife, Manaus e Porto Alegre e vai ser presidida por Cavalcante. Não terá nenhum vínculo com qualquer instituição que defenda interesses de familiares de vítimas de acidentes aéreos nem do Brasil nem do exterior, de acordo com Cavalcante.
Confira a nota divulgada pela associação:
COMISSÃO DE FAMILIARES DOS PASSAGEIROS DO VÔO 1907
Brasília, DF, 16 de NOVEMBRO de 2006.
ÀS 11:00 Horas.
NOTA 021
VIMOS ATRAVÉS DESTA INFORMAR A TODOS QUE A COMISSÃO E COLABORADORES DOS FAMILIARES DOS PASSAGEIROS DO VÔO 1907 ESTARÁ COM A ASSOCIAÇÃO CONSTITUÍDA E LEGITIMADA ATRAVÉS DO REGISTRO EM CARTÓRIO A PARTIR DESTA SEGUNDA FEIRA DIA 20/11/2006.
OBJETIVOS DESTA ASSOCIAÇÃO:
a) Reunir e organizar todos os familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo com o vôo 1907, da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A, ocorrido no dia 29 de setembro de 2006;
b) Lutar pela defesa de todos os direitos e interesses dos que sofreram com a morte de seus entes queridos;
c)
Exigir a apuração em todas as esferas administrativas e judiciais (cível e criminal) das causas que levaram à queda do
avião da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A (vôo 1907), ocorrido no dia 29 de setembro de 2006, em cumprimento das funções legais e constitucionais que incumbem ao Poder Público;
d) Auxiliar os familiares das vítimas do vôo 1907 a obter junto ao poder público e aos responsáveis pelo evento todas as informações pertinentes sobre o sinistro, bem como o apoio ao reconhecimento de seus direitos;
ESTA ASSOCIAÇÃO ESTARÁ REPRESENTADA DA SEGUINTE FORMA:
Presidente: Jorge André Fernandes Cavalcante (Brasília - DF)
Vice-Presidente: Angelita Rosicler De Marchi (Campinas -SP)
Primeiro Secretário: Neusa Felipetto Machado (Brasília - DF)
Área de Comunicação: Adriano Henrique Machado (Brasília - DF); Luciana Siqueira e Mauro Calais Siqueira (Campinas -SP); Jorge Feliciano e Maria Weydes (Recife); Patrícia Barbosa Garcia e Mateus (Manaus); Alfredo (Porto Alegre)
Além destes membros citados, teremos colaboradores em todas as regiões onde houve vítimas, para que nenhuma família fique sem informações sobre o andamento dos trabalhos. A partir desta data nossa luta pelo esclarecimento dos fatos estará intensificada, e com a força da união das famílias temos certeza de que o resultado será eminente. Esta associação tem como premissa a intenção de manter todas as famílias unidas pois apesar de cada um ter sua história de vida individual, fomos unidos pela tragédia que tem uma única história onde todos somos coadjuvantes. Estamos unidos por esta dor que jamais será apagada, uma página triste de nossas vidas que nunca será arrancada. Além do respeito que exigimos das autoridades, neste caso considerado a maior tragédia aérea do país, queremos também transparência nas investigações, e ter total acesso aos resultados das mesmas. Salientamos que não temos nenhum vínculo com qualquer associação de vítimas de outros vôos existentes no país.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.