| 14/11/2006 16h55min
O Comando da Aeronáutica anunciou hoje que irá hospedar em quartéis todos os controladores e militares que trabalham no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo, o Cindacta 1, localizado em Brasília. O objetivo é permitir a rápida substituição de profissionais em caso de demoras muito grandes nos vôos ou permitir a rápida substituição de controladores faltosos ou com problemas de saúde.
Há, segundo o presidente da Associação dos Controladores de Tráfego Aéreo do Rio de Janeiro, Jorge Nunes de Oliveira, de 10 a 12 controladores sem trabalhar com atestados médicos. Mesmo com esta medida, há ainda o temor de que se repita no feriado desta quarta o caos vivido nos aeroportos brasileiros no dia de Finados.
Também nesta terça, o Diário Oficial da União publicou a autorização para que o Comando da Aeronáutica faça concurso para contratar 64 novos controladores de vôos. De acordo com a Portaria nº 340 do Ministério do Planejamento, o edital para o concurso tem de ser publicado em seis meses.
A autorização deste concurso estava sendo aguardada desde o dia 6 de novembro. No auge da crise dos aeroportos, no dia 3 de novembro, o governo fez um acordo com os controladores e se comprometeu a realizar a seleção, além de já sinalizar a contratação de controladores a médio prazo.
O atraso na publicação do edital em mais de uma semana coube, segundo o Comando da Aeronáutica, ao Ministério do Planejamento.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.