Notícias

 | 04/11/2006 17h45min

Clássico decide futuro da dupla no Brasileirão

Grêmio quer vaga na Libertadores e Inter ainda sonha com o título

Neste domingo, pela 367ª vez, entra em campo o objeto da maior rivalidade que divide o povo do Rio Grande do Sul. Cada Gre-Nal tem sua história e circunstâncias, e esse será especial, pois, às 16h, no Estádio Olímpico, começará a ser traçado o destino das equipes no Brasileirão 2006, um campeonato que vai ficar na memória dos torcedores gaúchos.

Como há muito tempo não se via, os dois times brigam na ponta de cima da classificação. O Grêmio, dono da casa, faz grande campanha e está na quarta colocação, com 55 pontos. Um ano depois de sair do inferno da segunda divisão, a torcida tricolor espera o confronto com o maior rival na iminência de garantir uma vaga na desejada Copa Libertadores.

Se sobra motivação de um lado, do outro, não é diferente. O ano de 2006 está sendo histórico para os colorados, que venceram a maior competição continental e se preparam para disputar o Mundial no Japão. Em meio a essas emoções, o time faz uma participação muito boa também no campeonato nacional. É o segundo, com 59 pontos, e vai para o clássico ainda perseguindo o São Paulo. A seis rodadas do fim do certame, está cinco pontos atrás do líder. A distância caiu quatro pontos nas últimas três rodadas.

Espera-se, em primeiro lugar, um clássico na paz, com casa cheia, mas tendo como único destaque extra-campo a festa das torcidas nas arquibancadas. A violência ocorrida no último confronto, que custou até perda de mando de campo para o Grêmio, motivou uma série de medidas preventivas, uma delas em precendentes: a instalação de uma delegacia completa no estádio.

O mistério, ingrediente tradicional do Gre-Nal, está presente nos dois lados. Na véspera, os treinos foram fechados no Olímpico e no Beira-Rio. A imprensa só acompanhou a parte final dos trabalhos de sábado pela manhã. As equipes estarão indefinidas – para o público, evidentemente – até minutos antes do grande jogo.

Leo Lima e Evaldo são as incógnitas. Tcheco, que machucou o pé no treino de sábado pela manhã e era dúvida, vai para o jogo. Na tarde desse sábado, Mano Menezes disse preferir que os jogadores sem condições físicas totais saiam jogando, em vez de entrarem ao longo da partida, podendo "queimar" uma substituição. Isso pode indicar a presença de Leo Lima. Evaldo tem ainda mais chances de atuar. Já no gol, Marcelo Grohe volta à titularidade, deixando Galatto no banco.

A previsão de escalação do Inter também é incerta. A maior expectativa está em torno do craque Fernandão. O atacante se recupera de contusão e está concentrado com o grupo. Luiz Adriano deve formar o ataque com Iarley, até porque se falava muito em poupar os principais jogadores para o Mundial. Entretanto, a aproximação ao São Paulo tornou o Gre-Nal ainda mais importante para o Colorado. O autor do histórico gol 1000 treinou normalmente na manhã de sábado, e ainda pode ser a surpresa do clássico.

CLICRBS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.