| 01/11/2006 15h29min
A seleção brasileira começa, a partir desta quinta, sua luta para retomar a hegemonia no futebol de areia na disputa da segunda Copa do Mundo do esporte organizada pela Fifa, que novamente terá como palco a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O Brasil foi o vencedor de nove dos dez mundiais disputados antes de a Fifa assumir a organização do evento. Anfitriã pelo segundo ano consecutivo, o grande objetivo da seleção é apagar o terceiro lugar na edição passada, surpreendentemente após dominar o esporte durante mais de uma década.
– Evidentemente nossa meta é conquistar o título, sobretudo porque jogamos em casa. Contamos com o apoio da torcida, mas França e Portugal são os verdadeiros favoritos – afirmou o técnico da seleção brasileira, Alexandre Soares, em referência ao campeão e vice da última edição, respectivamente.
O Brasil está no Grupo A, ao lado de Polônia, Estados Unidos e Japão. O B tem Espanha, França, Canadá e Irã, enquanto Ilhas Salomão, Camarões, Portugal e Uruguai estão no C. Itália, Barein, Argentina e Nigéria completam os participantes da competição, na Chave D. A equipe dona da casa estréia na sexta, às 11h, contra a Polônia.
Por sua vez, o polêmico ex-jogador de futebol francês Eric Cantona, agora técnico da seleção de seu país, afirma que a França tem tudo para repetir o feito:
– Claro que queremos vencer. Se dermos o máximo de nós, teremos boas chances de voltar a conquistar o título. Brasil, Portugal, Espanha e Itália seguem sendo favoritos, mas surpresas sempre podem acontecer – disse o treinador.
O Mundial, que ocorre entre 2 e 12 de novembro, terá 16 participantes, entre elas surpresas como as Ilhas Salomão, cujos jogadores são conhecidos como os "brasileiros do Pacífico Sul" e que pela primeira vez disputarão uma competição organizada pela Fifa.
As seleções se enfrentam em seus respectivos grupos. Os dois primeiros de cada chave se classificam às quartas-de-final.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.