Notícias

 | 29/10/2006 11h21min

TSE substitui 596 urnas eletrônicas

Número representa apenas 0,16% do total de equipamentos

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 10h45m da manhã deste domingo, 596 urnas eletrônicas foram substituídas, o que corresponde a 0,16% do total de 361.431 em atividade. No primeiro turno, às 10h, havia 109 urnas substituídas, ou 0,03% do total.

O maior número de substituições havia ocorrido no estado de São Paulo, com 166 unidades. Em segundo lugar, vinha Sergipe, com 90 urnas, seguido pelo Rio de Janeiro (80) e pelo Rio Grande do Sul (77).

Até agora, houve cinco casos de seções eleitorais onde há necessidade de votação em cédulas de papel, uma no Rio e quatro no Rio Grande do Sul.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, desaconselhou os eleitores brasileiros a basearem seu voto nos resultados das pesquisas eleitorais.

- Acho que o eleitor não pode se basear nas pesquisas, o eleitor tem que votar de forma conscientizada -, afirmou Marco Aurélio neste domingo após votar em uma seção eleitoral no Lago Sul, bairro da capital federal.

- Essa idéia de voto útil é um pouco distorcida, ela é implementada numa visão míope. O eleitor deve buscar a eleição daquele que seja o melhor candidato -, acrescentou.

Ao ser questionado em quem teria votado para presidente da República, Marco Aurélio disse que votou "no candidato que ganhará'' sem mencionar, entretanto, o nome do candidato.

O presidente do TSE ressaltou que é preciso aguardar a finalização da contagem dos votos para declarar quem será o vencedor da disputa deste domingo.

- Tivemos no primeiro turno a sinalização de certos resultados que não se confirmaram. Vamos aguardar a totalização dos votos -, disse.

AGÊNCIA GLOBO

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.