| 26/10/2006 13h02min
O Comitê Olímpico Internacional fez um anúncio nesta quinta que causou desconforto entre os atletas que disputarão os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Segundo o COI, as provas de natação e ginástica artística não serão mais disputadas à tarde, como de costume, mas de manhã.
A justificativa para a medida é o acordo comercial com a NBC, TV norte-americana que comprou os direitos de transmissão da Olimpíada. Como a diferença de fuso horário entre Pequim e Nova York é de 12 horas, a rede de televisão solicitou a alteração para que não fosse forçada a transmitir os eventos de madrugada.
Deu certo. Anunciada a mudança, os atletas ergueram a voz.
– O que mais me entristece é que a decisão foi tomada apenas por razões comerciais, e isto não é bom para o esporte – protestou Alan Thompson, treinador da delegação australiana de natação.
Já Philippe Silacci, porta-voz da Federação Internacional de Ginástica, discordou de Thompson.
– Não se trata de uma surpresa para nós, que fomos consultados nos últimos meses sobre este assunto – disse o representante da FIG.
– Havia um compromisso, mas isso não nos afetará muito. A decisão não muda muito o processo da competição em si – completou.
O COI também aproveitou e rebateu as críticas do australiano.
– Eles falam por um ou dois esporte, mas nós temos a reponsabilidade por 28 – disse Hein Verbruggen, chefe da comissão responsável pela organização.
– Tal agenda é uma questão de discussão com o país sede, as televises e as federações. O que precisamos, neste momento, é de comprometimento.
A entidade adianta ainda que dá quase dois anos de antecipação para que os atletas possam se adaptar. Também nesta quinta, o Comitê declarou que os exames antidoping passarão de 3600, em 2004, para 4500 nos 17 dias de competição em 2008.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.