Notícias

 | 25/10/2006 10h32min

Lula grava programa para Esperidião Amin hoje

Presidente não esclareceu por que retirou apoio a Luiz Henrique

O presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), grava hoje programa de TV manifestando seu apoio a Esperidião Amin, candidato ao governo de Santa Catarina pelo PP. Há quatro anos, Lula teve um comportamento oposto nas eleições no Estado. Ficou ao lado de Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e virou o jogo no segundo turno, derrotando o favoritismo do concorrente Amin. A mudança, explicou em entrevista exclusiva aos veículos da RBS nesta manhã, faz parte da dinâmica política.

– Apoiei Luiz Henrique não apenas na campanha passada, eu o apoiei duas vezes em campanhas para prefeito em Joinville, porque eu entendia que ele era o melhor candidato naquele momento, já que o PT não tinha ido para o segundo turno. Estranhamente, o Luiz Henrique preferiu, nesse momento, fazer um acordo com o PSDB – afirmou Lula.

– E hoje vou gravar programa apoiando Amin. Vou trabalhar pela eleição do Esperidião Amin. E por quê? Porque quando você faz política, você precisa saber quem será o teu parceiro na construção do futuro. O passado já aconteceu. Os erros e as virtudes já aconteceram. Agora é pensar nos próximos quatro anos. E nós já elegemos bastante governador no Estado de Santa Catarina. Penso que nós teremos um parceiro lá.

Lula não esclareceu os problemas que teve com o governador catarinense Luiz Henrique da Silveira (PMDB), mas ressaltou que os governadores precisam parar de culpar o governo federal por tudo.

– Tem que parar com essa história de governador ficar chorando e jogando a culpa em cima dos outros. É sempre assim no Brasil. Quando acontece uma coisa boa no Estado, foi o governo quem fez; quando acontece uma desgraça, foi o governo federal. Quando prende um bandido famoso, o governador vai até tirar fotografia; quando não prende, a culpa é do governo federal. Como eu não tenho em quem botar a culpa, eu tenho que fazer as coisas, eu preciso de parceiros para fazer. E penso que Amin será esse parceiro – disse, acrescentando quando questionado sobre o que houve na relação com o peemedebista:

– Eu não sei. Eu penso que ele é quem tem de responder, não eu.

CBN/DIÁRIO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.