| 24/10/2006 12h00min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta terça-feira de comício ao lado da senadora Roseana Sarney, do PFL, na cidade de Timon (MA), na divisa com Teresina. O comício está marcado para o meio-dia, e terá a participação do governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT). Este é o primeiro evento de Lula ao lado de Roseana, filha do senador José Sarney (PMDB) e um dos grandes aliados do governo Lula. Uma hora depois, Lula faz saudação ao povo do Piauí na praça Pedro II, em Teresina.
Roseana enfrenta uma disputa acirrada pelo governo do Estado com o pedetista Jackson Lago, e a aposta é que a aparição ao lado de Lula ajude a alavancar sua candidatura, já que o Maranhão foi o Estado em que Lula teve a maior votação propocional no primeiro turno. O presidente ficou com nada menos do que 75% dos votos válidos no estado.
A participação de Lula e Roseana no comício teria sido negociada por Sarney, e deve azedar ainda mais os ânimos do PFL com a senadora. A cidade de Timon, longe de São Luís, foi escolhida para evitar constrangimentos de Lula com o PT maranhense, que não aceita a aliança com Roseana. A equipe de Roseana também preferiu que o comício ocorresse longe da Capital.
Roseana enfrenta um processo na Executiva Nacional de seu partido, proposto pelo deputado Alberto Fraga (DF), que pede o enquadramento dela por infidelidade partidária, justamente por ter declarado apoio a Lula no segundo turno, contrariando orientação do partido, que participa da chapa do tucano Geraldo Alckmin. Uma das penas previstas no Estatuto do PFL é a expulsão, mas o processo só deve ser concluído depois do segundo turno. No entando, a aposta é que dificilmente ela será expulsa, principalmente se for eleita. Mas há rumores de que Roseana poderia deixar o PFL e ir para o PMDB, levando o senador Edison Lobão (MA).
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.