| 23/10/2006 15h29min
O ex-atleta Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Londres 2012, estreou nesta segunda à frente da nova Comissão de Ética da Fifa, que em sua sessão inaugural reafirmou seu objetivo de proteger e promover a integridade do futebol mundial.
– Os torcedores e os jovens desejam ter a certeza que o que vêem, não só nos campos de futebol, mas também em sua organização, é um esporte legítimo. Agradecemos à Fifa pela confiança depositada em meus colegas e em minha pessoa, confiança que se traduz em responsabilidade. Teremos que estar sempre alertas. Será necessária uma profunda deliberação para chegar a conclusões firmes. Trabalhando juntos, poderemos ter sucesso nesta importante tarefa – disse Coe.
O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, explicou que o fato de o futebol ser o esporte mais popular do mundo, com mais de 250 milhões de praticantes e mais de um bilhão de pessoas relacionadas, acarreta alguns dos perigos e vícios da sociedade moderna, dentre os quais estão a corrupção, o doping, o racismo, as apostas ilegais e as outras formas de trapaça.
– A Fifa identificou a necessidade de contar com um órgão independente que se ocupe destes assuntos, que transgridem o espírito do jogo. Por isso, este é um dia histórico – afirmou Blatter.
O Congresso da Fifa aprovou em 9 de junho de 2006 a criação de uma nova e independente Comissão de Ética, como terceiro órgão jurisdicional da Fifa, além da Comissão Disciplinar e da Comissão de Apelação.
Como órgão jurisdicional independente, a Comissão poderá adotar decisões e impor as sanções que considere adequadas, conforme o estabelecido na versão revisada do Código de Ética da Fifa, que entrou em vigor em 15 de setembro de 2006, após sua aprovação por parte do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique.
Além de Coe, estiveram presentes à sessão de hoje da Comissão de Ética Gabriel Abossolo (Camarões), Luis Bedoya Giraldo (Colômbia), Juan Pedro Damiani (Uruguai), Burton K. Haimes (EUA), Gunter Hirsch (Alemanha), Les Murray (Austrália), Dominique Rocheteau (França), Giangiorgio Spiess (Suíça), Roosje Suwae (Papua Nova Guiné) e Robert Torres (Guam).
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.