Notícias

 | 16/10/2006 11h01min

Alckmin nega privatizações de Petrobras, BB e Caixa em carta ao PDT

Tucano se esforça para obter apoio de trabalhistas

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, enviou uma carta ao PDT em que se compromete a não privatizar a Petrobras, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Empresa de Correios e Telégrafos. As supostas privatizações são as principais críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao tucano.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o documento foi enviado na terça-feira, mas só foi incluído no site do PDT depois de Lula também se comprometer com as reivindicações do partido, na quarta-feira.

– Meu governo manterá sob controle estatal e estimulará os papéis estratégicos que cumprem a Petrobras, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e os Correios –, diz a carta de Alckmin.

Apesar de o texto sinalizar com a possibilidade de venda de ações que excedam ao controle estatal, Alckmin foi categórico ontem ao afirmar que assinou um documento elaborado pelo PDT sobre pontos como antiprivatização, piso salarial da Previdência, direito dos trabalhadores, educação e crescimento.

Alckmin disse estar se esforçando para obter o apoio do PDT ao procurar os líderes regionais do partido, "de Alceu Collares [RS] a Jefferson Perez [AM]".

Hoje, o diretório nacional do PDT se reúne para anunciar sua decisão. Embora exista nos Estados uma tendência pró-Alckmin, o presidente do partido, Carlos Lupi, admitiu que os adeptos da reeleição de Lula se aliaram aos defensores da neutralidade para evitar que o PDT oficialize o apoio ao tucano.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.