| 12/10/2006 20h56min
O resultado das urnas no primeiro turno revela que entre os 100 municípios com menor taxa de alfabetismo e os 105 com menor taxa de escolaridade, o candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PRB-PC do B) obteve a maioria dos votos. O presidente obteve cerca de 67% dos votos válidos nos dois grupos, cada um deles com uma média de 350 mil eleitores votando em Lula. Já nos 101 municípios com maiores índices de alfabetismo e escolaridade, o candidato Geraldo Alckmin (PSDB-PFL) obteve vantagem, mas sem tanto equilíbrio.
Nos 101 municípios com maiores índices de alfabetismo, Lula recebeu 37,14% dos votos (2,8 milhões), e Alckmin, 42,56% (3,2 milhões). De forma semelhante, nos 101 municípios com maiores índices de escolaridade, o candidato à reeleição obteve 41,93% dos votos válidos (13,2 mil), e o ex-governador de São Paulo, 43,78% dos votos válidos (13,7 mil).
Os números foram calculados pela equipe da Radiobrás a partir do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Atlas da Exclusão Social, coordenado pelos economistas Márcio Pochmann e Ricardo Amorim, com o objetivo de compreender o fenômeno da exclusão social no país. De acordo com eles, o índice de alfabetismo reflete o número de habitantes com mais de cinco anos alfabetizados em cada município. Já o índice de escolaridade sintetiza os anos de estudos dos chefes das famílias de cada município.
Veja mais análises da eleição nos gráficos do Mapa do Poder
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.