Notícias

 | 11/10/2006 13h32min

PF confirma que plano de vôo do Legacy previa três níveis de altitude

Delegado responsável pelas investigações do acidente já está com o documento

O delegado da Polícia Federal (PF) de Mato Grosso Renato Sayão, responsável pelas investigações sobre o acidente com o Boeing 737-800 da Gol, já recebeu o plano de vôo do jato executivo Legacy. Fabricado pela Embraer, o jato colidiu com o avião da Gol em 29 de setembro, causando a morte dos 154 ocupantes do Boeing.

Segundo o delegado, o plano de vôo foi fornecido pela Embraer e é peça importante para as investigações. Sayão confirmou que, conforme o documento, o jato deveria voar em três níveis de altitude diferentes, a 37 mil pés, a 38 mil pés e a 36 mil pés de altitude. E que, no momento da colisão, o Legacy não deveria estar a 37 mil pés de altitude.

Em depoimento à Polícia Civil do Mato Grosso, os piloto Joseph Lepore e o co-piloto Jan Paladino disseram que o jato Legacy estava a 37 mil pés de altitude quando se chocou com o avião da Gol. Esse nível, segundo eles, estaria estabelecido no plano de vôo. Os dois alegaram que perderam o contato com o centro de controle da Aeronáutica. Os depoimentos foram passados pela Polícia Civil ao delegado da PF. As duas investigações correm em paralelo, até que a Justiça decida de quem é a competência para apurar o acidente.

Renato Sayão disse que vai ouvir os pilotos para confrontar a versão apresentada à Polícia Civil com as informações contidas no plano de vôo. O delegado também vai pesquisar a legislação aeronáutica para saber se os pilotos deveriam ter seguido o plano de vôo, no caso de não conseguirem entrar em contato com os controladores.

Sayão chegou ontem à noite em Brasília e está trabalhando na Coordenação de Aviação Operacional (Caop), que fica no hangar da Polícia Federal, no aeroporto. Segundo a assessoria de imprensa da PF, a equipe encarregada das investigações sobre o acidente com o Boeing da Gol é formada por oito policiais especializados.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.