| 11/10/2006 11h46min
O candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, disse que os institutos de pesquisa erraram uma barbaridade nestas eleições. Segundo levantamento do Datafolha, divulgado nesta quarta-feira, o primeiro depois do debate na TV Bandeirantes, no último domingo, o candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva ampliou a vantagem sobre o tucano no segundo turno. Lula oscilou de 50% para 51% das intenções de voto. Já Alckmin caiu de 43% para 40%. A diferença entre os dois subiu de 7 para 11 pontos percentuais. Alckmin disse que entre os institutos de pesquisas é preciso saber quem errou menos.
– Sempre gostei de estatísticas, mas como erraram nestas eleições. Podemos escolher quem errou menos – disse o candidato, antes de criticar a metodologia do Instituto Datafolha, "realizada através de pesquisa de fluxo e não de pesquisa porta-a-porta".
Alckmin disse que os institutos de pesquisa merecem respeito, mas é preciso esperar um pouco para saber qual é a tendência, ou seja, qual é a curva de cada um dos candidatos. O tucano participou nesta manhã de uma entrevista na Rádio Bandeirantes. Na saída, Alckmin afirmou que não consta em seu programa de governo o corte de 3,4% do PIB em gastos orçamentários.
Segundo ele, o corte de gastos públicos em sua gestão, caso seja eleito, se dará no combate à corrupção e ao desperdício do dinheiro público e em um novo sistema de gestão semelhante à compra eletrônica, implantada por ele quando governador do estado de São Paulo. Alckmin voltou a criticar a política fiscal de governo de Lula e afirmou que o presidente não reduz a taxa Selic porque a política fiscal é ruim.
Em relação a temas polêmicos, como a união civil entre homossexuais e o aborto, Alckmin falou que "a união civil entre homossexuais não é casamento, é contrato".
– Sou a favor (união de homossexuais). Mas sou contra o aborto – disse.
Alckmin se dirige neste momento para o comitê de campanha, localizado no Instituto Teotônio Vilela, no bairro Itaim, em São Paulo. O candidato grava entrevistas para rádios nesta manhã e cenas para o seu programa de TV, que vai ao ar a partir de quinta-feira.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.