| 06/10/2006 19h13min
A Rússia declarou hoje que os planos da Coréia do Norte de realizar um teste nuclear representam uma "ameaça à paz" e que a comunidade mundial deve convencer Pyongyang a desistir de sua intenção para evitar uma crise.
– O anúncio oficial do regime de Pyongyang de que realizará futuramente seu primeiro teste nuclear supõe uma clara ameaça à paz e à estabilidade no mundo – disse a meios de comunicação russos em Nova York o representante da Rússia na ONU, Vital Churkin.
Em Londres, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, afirmou, por sua vez, que a comunidade mundial deve "fazer todo o possível para evitar que a situação em torno de Coréia do Norte gere uma crise", segundo a agência oficial russa Itar-Tass.
– Preocupa-nos a intenção e as ameaças da Coréia do Norte de testar uma bomba nuclear – disse Lavrov, em sua chegada hoje a Londres para participar de uma reunião sobre o Irã, que contará ainda com a presença de ministros de Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Alemanha.
O ministro acrescentou que a diplomacia russa faz todo o possível para convencer-se de que os planos anunciados por Pyongyang não são mais que declarações e não se traduzirão em fatos.
– Mas se esses planos realmente existem, é preciso convencer Pyongyang a renunciá-los – enfatizou Lavrov, que anteriormente tinha considerado "inaceitável" um teste nuclear por parte da Coréia do Norte.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.