Notícias

 | 06/10/2006 17h43min

Berzoini pede licença da presidência do PT

Marco Aurélio Garcia deve assumir o cargo

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, pediu licença do cargo na tarde desta sexta. Berzoini anunciou o desligamento em entrevista à imprensa logo depois de terminada reunião com a Executiva nacional do partido.

O petista informou que permanecerá afastado pelo prazo necessário para o completo esclarecimento dos fatos que ligam petistas à tentativa de compra do Dossiê Cuiabá. Seu provável substituto temporário é o primeiro vice-presidente da sigla, Marco Aurélio Garcia, que já havia assumido o lugar de Berzoini na coordenação nacional da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O partido estava dividido sobre a permanência de Berzoini. Uma ala entendia que a situação havia se tornado insustentável após ele admitir que coordenava o chamado "núcleo de inteligência", composto pelos principais envolvidos com o caso do dossiê. Outra ala, no entanto, defendia que a saída do dirigente da presidência do PT deveria ocorrer somente depois das eleições, pois poderia ser usada pelo PSDB para prejudicar a campanha de Lula.

Mais cedo, nesta sexta, Lula tinha defendido a manutenção de Berzoini no cargo.

• A íntegra da carta entregue por Berzoini:

"À militância do PT

Informo que, em benefício da unidade e da coesão do PT, decido licenciar-me da presidência nacional do PT pelo prazo necessário para o completo esclarecimento dos fatos que envolveram filiados ao partido com uma suposta compra de dossiê. No calor da campanha, esses fatos e versões vêm sendo utilizados por aqueles que querem impedir o Brasil de continuar avançando para uma democracia plena, com justiça social.

Reafirmo que jamais incentivei, determinei ou concordei com nenhuma forma de ilegalidade ou irregularidade nos assuntos que estiveram sob a minha responsabilidade, razão pela qual tenho total interesse no aprofundamento e conclusão das investigações. Minha licença tem como objetivo demonstrar nosso compromisso com o caráter coletivo de nosso projeto, que dispensa qualquer conveniência pessoal.

Informo ainda que estarei como parlamentar e militante, no próximo período, trabalhando pela reeleição do Presidente Lula.

Saudações Militantes

Ricardo Berzoini"

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.