| 27/09/2006 20h55min
A primeira parcial de votos a presidente da República será feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h de domingo, já com 30% dos votos apurados. Por volta de meia-noite, 90% dos votos de todo o país já estarão apurados. O final da totalização deve ocorrer até terça-feira. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo diretor geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Athayde Fontoura Filho.
A divulgação nos Estados, para cargos de governador, senador e deputados, será feita a partir das 17h, quando se encerra o processo de votação. Para o cargo da Presidência, só poderá ocorrer às 19h por causa do fuso horário, pois alguns Estados estão atrasados em relação à hora de Brasília, chegando a duas horas menos, como é o caso do Acre.
A totalização do resultado de cada urna será repassada, via rede de computador, para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado, que enviará, na mesma hora, os números para o TSE. Em locais afastados, como aldeias indígenas, a transmissão será feita através de telefones especiais, via satélite.
Se faltar luz, as votações não serão interrompidas, pois cada urna é dotada de uma bateria com duração de 12h de funcionamento. Caso o eleitor permaneça na fila da seção eleitoral após as 17h, serão distribuídas senhas aqueles que chegarem até esse horário.
De acordo com o diretor geral do TSE, todos os municípios brasileiros serão alcançados pelas urnas eletrônicas.
– Em alguns casos, as urnas seguem em avião, helicóptero, barco ou até de bicicleta ou lombo de burro – contou Athayde.
Segundo ele, 90% das urnas já estão distribuídas para os cartórios eleitorais de cada cidade. De sábado para domingo, elas serão levadas para os locais de votação.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.