| 27/09/2006 20h50min
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), que teve seu mandato de deputado federal cassado após denúncias de envolvimento no caso do mensalão, criticou em artigo publicado nesta quarta-feira em seu blog o pedido de prisão de seis petistas envolvidos no caso dossiê feito pelo procurador da República Mário Lúcio Avelar.
– Não há nada que justifique o pedido, nem a autorização dada pela justiça federal para prendê-los. Todos são réus primários, não têm antecedentes, estão colaborando, têm endereço e empregos fixos, seus advogados atenderam a todos pedidos da Justiça, do Ministério Público e da Polícia Federal. Logo, para quê a prisão, pedida e concedida num plantão judiciário? – indaga o ex-homem forte do governo Lula que, mesmo à distância, ainda teria contato com a inteligência do partido, segundo alguns petistas ouvidos pelo jornal O Globo na semana passada.
Para Dirceu, como os oposicionistas não conseguiram fotos do dinheiro apreendido com os petistas, "agora querem uma foto de seis petistas presos".
– Já que não conseguiram a foto do dinheiro, como aconteceu no caso Lunus, agora querem uma foto de seis petistas presos, algemados. Só pode ser isso. Será que a nossa Justiça não entende que está sendo usada fins eleitoreiros? Quando isso vai acabar? – pergunta.
No blog, Dirceu também critica o "vale tudo na luta política" e o que ele considera como "apoio da mídia ao denuncismo". O deputado cassado sai em defesa do companheiro de partido, André Ceciliano, prefeito de Paracambi (RJ), suspeito de ser o "André", citado nas investigações da Polícia Federal, que teria entregue aos petistas cerca de R$ 1,7 milhões, de origem ainda não identificada, para pagamento do dossiê.
– Continua o denuncismo com todo apoio da mídia. Agora o prefeito petista de Paracambi, no Rio de Janeiro, André Ceciliano, tem que provar que é inocente, que não é o "André" citado nas investigações sobre o dossiê Serra. Toda imprensa o trata como se fosse suspeito. E assim vamos caminhando para o pior do mundos, o do vale-tudo na luta política – afirma Dirceu.
Ceciliano tem laços antigos de amizade com José Dirceu e participou em novembro do ano passado de um ato em defesa do então deputado. O atual prefeito de Paracambi também foi citado no depoimento do empresário Luiz Antônio Vedoin à Justiça Federal. Segundo Vedoin, Ceciliano seria o intermediário na compra de ambulâncias superfaturadas da Planam nos municípios de Paracambi e Nova Iguaçu.
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, teve o mandato de deputado federal cassado em dezembro do ano passado após ser apontado como um dos chefes do esquema de pagamento de propina na Câmara.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.