Notícias

 | 25/09/2006 10h59min

Lula chama envolvidos no caso do dossiê de bando de aloprados

Presidente põe em Berzoini a culpa de escolher integrantes de comitê

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, chamou nesta segunda-feira seus assessores de sua campanha envolvidos na compra do dossiê contra tucanos de um bando de aloprados. Em entrevista concedida a duas rádios populares de São Paulo e uma do Rio de Janeiro, Lula disse não se arrepender das escolhas que vez, fazendo uma comparação com quem descobre após anos de namoro que se casou com a pessoa errada. E salientou que quem escolheu os integrantes do comitê da campanha foi o presidente do PT, Ricardo Berzoini.
 
– Assim que é a vida humana. Você escolhe um companheiro para determinada função. No caso do pessoal que cuidava da pseudo-inteligência da minha campanha nem fui eu que escolhi. Quem escolheu foi o presidente do partido, que era o coordenador da campanha eleitoral – disse, referindo-se a Berzoini, já afastado do cargo.
 
– Eu quero saber não apenas de onde veio o dinheiro. Eu quero saber quem foi que mudou a engenharia política para essa barbárie que foi feita. Eu quero saber quem é o engenheiro que arquitetou uma loucura dessas. Se um bando de aloprados resolveu comprar um dossiê, é porque alguém disse para eles que esse dossiê deve ter coisas do arco da velha. Então eu não quero saber apenas de onde veio dinheiro. Quero saber o conteúdo que levou essas pessoas a cometer a barbárie. Eu quero saber o conjunto da obra – acrescentou.
 
Nesta semana, a Polícia Federal pedirá à Justiça a quebra do sigilo das agências bancárias em que foram feitos saques de parte do dinheiro (R$ 1,1 milhão) apreendido com os petistas. Também será pedida a quebra de sigilo telefônico de Jorge Lorenzetti, Osvaldo Bargas e Expedito Veloso, envolvidos na compra do dossiê contra os tucanos.
 
Em comício no interior de São Paulo no fim de semana, Lula afirmou que está confiante que vai ganhar a eleição no primeiro turno. Na última sexta-feira, o presidente teria admitido um possível segundo turno.
 
– Nunca falei que ia ganhar as eleições no primeiro turno por modéstia. Nunca falei. Mas quero dizer para vocês: nós vamos ganhar estas eleições domingo. Podem ficar certos. Se alguém achar que a campanha presidencial vai para o segundo turno, vai ter que esperar para concorrer em 2010 – disse Lula em discurso.
 
Para Lula, o escândalo do dossiê não mudará a preferência dos eleitores por sua candidatura.
 
– Podem fazer denúncia, façam o que quiserem. Nós vamos ganhar com a cara limpa que nós temos – disse. 

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.