Notícias

 | 19/09/2006 23h16min

Lula cobrará explicações de Berzoini nesta quarta

Presidente disse que não quer candidatura seja atingida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai cobrar nesta quarta-feira do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), sua eventual participação no escândalo da compra de dossiê contra os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin. Nesta terça-feira, em conversas por telefone com assessores palacianos, o presidente Lula trasmitiu de Nova York sua contrariedade com o envolvimento de petistas no episódio. Ele disse que não está convencido das explicações de Berzoini, que no início da noite divulgou uma nota admitindo que tinha a informação de que integrantes do PT procuraram a revista Época com denúncias contra Serra.

– O Berzoini tem que explicar o que está aconteceu. Se alguém do PT está envolvido, que assuma. Não vamos ficar sangrando como ocorreu no episódio Waldomiro Diniz – disse Lula para um assessor, numa referência ao escândalo do ex-assessor parlamentar da Casa Civil, flagrado cobrando propina.

Na ocasião, Lula manteve o chefe da Casa Civil, José Dirceu, o que desgastou o governo. Lula disse nesta terça-feira que não vai admitir que o partido e sua candidatura sejam atingidos pelo episódio da compra de dossiê. Lula decidiu cobrar explicações de Berzoini assim que foi informado sobre o envolvimento no episódio de Oswaldo Bargas, ex-secretário do Ministério do Trabalho, atual responsável pelo capítulo de Trabalho e Emprego do programa de governo de Lula e de Jorge Lorenzetti, analista de risco e mídia da campanha presidencial. Os dois são próximos a Berzoini.

Lula disse que primeiro quer ouvir o que Berzoini vai falar, para só depois tomar uma decisão. Mas nesta terça, no Palácio do Planalto, os colaboradores mais próximos de Lula já admitiam a possibilidade do afastamento de Berzoini da coordenação de campanha da reeleição.

– Se ficar claro que o Berzoini estava no comando da compra do dossiê, ele não tem como ficar no comando da campanha – disse um interlocutor do presidente Lula.

Por telefone, Lula também cobrou o surgimento do responsável pelo episódio da compra do dossiê, pois caso contrário, as supostas denúncias contra Serra não poderão ser apuradas.

– Se não aparecer o responsável pelo trabalho, não tem como pedir a investigação sobre o dossiê do Serra.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.