Notícias

 | 14/09/2006 11h39min

Jornal inglês aborda investigação na MSI

The Guardian de hoje traz dados da Promotoria de São Paulo

O jornal britânico The Guardian divulgou em sua edição desta quinta que a MSI, gestora do futebol do Corinthians e que negociou Carlos Tevez e Javier Mascherano ao West Ham, está sendo investigada no Brasil por lavagem de dinheiro. Os argentinos deixaram o Timão há duas semanas e acertaram com o clube do leste de Londres no dia do fechamento do mercado de transferências.

A chegada dos dois jogadores causou surpresa no futebol britânico, já que muitos não acreditavam que dois titulares da seleção argentina pudessem ser apresentados na equipe – Tevez, inclusive, estava na mira de clubes como Chelsea, Arsenal e Manchester United.

A MSI, filial de uma empresa de investimentos com sede no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas, foi submetida a uma investigação pelas autoridades brasileiras a pedido da Promotoria do estado de São Paulo ao assumir o Corinthians, em dezembro de 2004.

O The Guardian teve acesso a uma cópia do relatório publicado pela promotoria. Segundo o documento, há provas suficientes que demonstram que a associação entre MSI e o Corinthians está sendo utilizada para a lavagem de dinheiro. O relatório aponta que a operação beneficiava o oligarca russo Boris Berezovsky, ex-mentor e sócio do atual proprietário do Chelsea, Roman Abramovich.

A MSI era proprietária dos dois jogadores argentinos na época de sua negociação ao futebol brasileiro. Outra suspeita é o fato de que o West Ham só terá de pagar parte de seus salários. A publicação inglesa acredita que ambos podem deixar a equipe na próxima temporada e irem para outro clube sem que o atual time tenha direito a um centavo pela transferência.

Além disso, a publicação diz que a MSI tentou comprar o West Ham no ano passado, sem sucesso, e completa afirmando que o empresário iraniano Kia Joorabchian, representante da empresa no Brasil e que deixou o cargo recentemente, fará uma segunda proposta.

Joorabchian, que tem atualmente passaporte britânico e canadense – com datas diferentes em ambos, afirma ter saído da Presidência da MSI há algumas semanas, e agora se encarrega pessoalmente de negociar os contratos de Tevez e Mascherano. O empresário envolvimento com lavagem de dinheiro.

Por outro lado, ele não quis revelar quem financiou a MSI ou dar detalhes sobre sua associação com o Corinthians – razão pela qual os investigadores brasileiros o acusam de tentar esconder a todo custo quem está por trás das transações.

Quando fala sobre a compra do West Ham, ele não diz quem o apóia nestas transações, limitando-se a nomear um empresário israelense.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.