Notícias

 |  hmin

FH abrirá contas do governo para candidatos

Encontro com presidenciáveis será na próxima segunda-feira

O presidente Fernando Henrique Cardoso acertou nesta quarta-feira, 14 de agosto, com a equipe econômica o tom dos encontros que terá na segunda-feira (dia 19) com os quatro principais candidatos à Presidência – Ciro Gomes (Frente Trabalhista), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Serra (PSDB-PMDB) e Anthony Garotinho (PSB).

Num encontro de duas horas no Palácio da Alvorada, FH decidiu que abrirá as contas do governo aos candidatos para mostrar a gravidade da atual crise financeira e a necessidade de haver um apoio dos candidatos aos principais termos do acordo fechado com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A idéia é o presidente apresentar também aos quatro candidatos as perspectivas de receitas e despesas para 2003 e as manobras que ainda existem para aumentar a arrecadação, como a colocação em prática de pontos da minirreforma tributária. Segundo assessores, FH pediu aos integrantes da equipe econômica que elaborem um balanço da situação em suas áreas, indicando quais propostas estão pendentes e precisam de votação no Congresso.

– No encontro, foram tratados os preparativos da reunião de segunda-feira. O presidente estará acompanhado do ministro da Fazenda, Pedro Malan, e ainda de um ou dois ministros do seu governo – confirmou o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.

FH almoçou com os ministros da Fazenda, Pedro Malan, do Planejamento, Guilherme Dias, da Casa Civil, Pedro Parente, da Secretaria-Geral da Presidência, Euclides Scalco, e do Desenvolvimento, Sérgio Amaral, além do presidente do Banco Central, Armínio Fraga, e do assessor especial Eduardo Graeff.

O presidente se mostrou preocupado com a nova alta do dólar, lamentando que o encontro com os quatro candidatos só será realizado na segunda-feira e não nesta terça-feira, como queria inicialmente o Palácio do Planalto. O porta-voz disse que o Palácio do Planalto ainda não definiu se os candidatos falarão no local ou não após os encontros, já que, em princípio, a legislação eleitoral tem restrições a esse respeito.

Será a primeira vez que FH e Ciro aparecerão lado a lado depois do rompimento. A reaproximação está sendo costurada por aliados como o ex-governador do Ceará Tasso Jereissati, que esteve em São Paulo e teria se encontrado com Ciro.

Já integrantes da campanha de Ciro, como o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) e o ex-governador Leonel Brizola, se encontraram no Rio para falar sobre o encontro de segunda-feira.

– Está havendo um movimento de reaproximação. O PTB sempre foi um algodão entre os cristais, entre Fernando Henrique e Ciro – brincou o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

A equipe econômica já está começando a debater a transição com as coordenações das campanhas dos candidatos. Na quarta-feira, o ministro Guilherme Dias deve se reunir com os representantes dos candidatos, oficialmente para discutir a elaboração do Plano Plurianual de 2004-2007. Mas o Orçamento de 2003 deverá obrigatoriamente estar nas conversas.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.