Notícias

 | 11/09/2006 14h26min

Estudo aponta destaque que Ronaldinho tem na mídia

Universidade de Navarra pesquisou relação entre impacto social dos jogadores com os negócios dos seus clubes

Ronaldinho é o jogador do futebol europeu que tem mais destaque na mídia. A constatação é de um estudo realizado pela Universidade de Navarra, na Espanha. Segundo o site GloboEsporte, a pesquisa apontou que o valor do camisa 10 do Barcelona é de 17,5 pontos, seguido por Ronaldo (15,2) e Rooney (14,2).

O trabalho analisou a relação entre o impacto social de um jogador com os ingressos econômicos que o futebol gera como negócio. A conclusão do estudo é que existe uma relação altíssima entre o valor midiático do atleta e o lucro que ele tem em publicidade, assim como o valor midiático dos clubes e as vendas de entradas, os direitos de televisão e o comércio de produtos licenciados.

Os pesquisadores da Universidade de Navarra revelam que Ronaldinho começou a temporada em terceiro lugar no ranking, mas que hoje o craque tem um valor midiático 17,5 vezes maior que a média dos 900 jogadores da Liga dos Campeões.

O Real Madrid é o clube com maior valor (84,2) e o Barcelona aparece em segundo (72.5). O estudo enfatiza a briga entre os dois espanhóis para o status de "maior clube do mundo".

"Neste momento, o Real tem mais notoriedade (notícias geradas) no mercado de língua inglesa ("efeito Beckham") e língua francesa ("efeito Zidane"), enquanto o Barça domina nas zonas de língua espanhola, que é a área mais importante para os dois times (mais de 50 mil notícias por ano para cada equipe), assim como nas zonas alemã e italiana " diz a pesquisa.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.