| 08/09/2006 17h12min
Mesmo em dia ruim e sentindo dores na perna, a belga Justine Henin-Hardenne mostrou mais uma vez por que é uma das grandes jogadores da atualidade. Depois de ficar perto da derrota, a número 2 do mundo aplicou grande virada sobre a zebra Jelena Jankovic ao marcar 4/6, 6/4 e 6/0, garantindo vaga na final do Aberto dos EUA, sua quarta decisão de Grand Slam da temporada.
Jankovic, 20ª do mundo e maior surpresa do ano em um torneio deste porte, chegou a sacar com 4/2 no segundo set, teve game points, mas se descontrolou e levou 10 games seguidos. Após o triunfo, a belga se garantiu na decisão e agora decide o título contra a vencedora do outro duelo, entre a número um Amélie Mauresmo e a número quatro Maria Sharapova.
Se confirmar o favoritismo e derrotar a russa, Mauresmo fará a terceira final de Grand Slam do ano contra Henin. Por enquanto, vantagem para a francesa, que venceu tanto no Aberto da Austrália quanto em Wimbledon. O jogo também serviria para desempatar o confronto direto, que registra cinco vitórias para cada lado.
Contra Sharapova, Henin normalmente se dá melhor. Ela perdeu a primeira partida entre elas, em 2005, mas venceu as quatro seguintes, incluindo duas neste ano, uma na semifinal do Aberto da Austrália. A belga vem embalada na temporada e, apesar de ser segunda no ranking, lidera na Corrida das Campeãs. Ela chegou hoje à 10ª vitória consecutiva, já que vem do título em New Haven.
A belga vai atrás de seu sexto título em Grand Slam da carreira, para repetir 2003, quando levantou a taça do Aberto dos EUA em final contra Kim Clijsters. A vitória também coroaria sua grande recuperação. Ela passou boa parte da temporada de 2004 fora das quadras por causa de doença e caiu no ranking, voltando aos poucos e mostrando que pertence mesmo ao grupo das top.
Jankovic sai do torneio com um misto de frustração e alegria. Triste por ter chegado perto da primeira final de Grand Slam, após ter um set e 4/2 de frente. De qualquer jeito, obteve a melhor campanha da carreira, já que sequer havia passado das oitavas. Neste ano, tinha como melhor campanha o vice em Los Angeles. Antes, porém, chegou a perder nove derrotas seguidas no início do ano.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.