| 30/08/2006 16h26min
Depois de quatro anos, o russo Marat Safin voltou a vencer uma partida no Aberto dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, o ex-tenista número um do mundo precisou de quatro sets, mas derrotou o tcheco Robin Vik por 2 a 1 (6/1, 6/1, 3/6 e 6/3) para avançar à segunda rodada do último Grand Slam do ano.
Campeão em 2000, a última vitória de Safin em Nova York havia sido em 2002, quando derrotou o alemão Nicolas Kiefer na estréia da competição. Na segunda rodada, ele perdeu para o brasileiro Gustavo Kuerten e só voltou a jogar o torneio dois anos mais tarde, quando parou no sueco Thomas Enqvist na estréia. Contundido, ele ficou de fora de 2005.
Atual 104º colocado do ranking da ATP, Safin volta à quadra provavelmente nesta quinta-feira para enfrentar o vencedor do confronto entre o argentino David Nabandian e o alemão Michael Berrer, que se enfrentam ainda nesta quarta-feira.
Ao contrário do russo, o chileno Fernando Gonzalez segue embalado. Nesta quarta-feira, ele também garantiu sua vaga na segunda rodada ao derrotar o tcheco, Jiri Vanek, por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/3 e 6/2. O cabeça-de-chave número dez enfrenta outro tcheco na seqüência, Jan Hajek, que passou pelo compatriota Lukas Dlouhy na estréia: 3 a 0, com 6/3, 6/4 e 6/4.
O chileno segue em boa forma na temporada 2006 e tem apresentado bons desempenhos mesmo no piso sintético. Nos últimos quatro eventos que disputou nesta quadra, não parou antes das quartas-de-final, com destaque para as duas semifinais em Masters Series (Toronto e Cincinnati). O curioso é que em ambas oportunidades parou diante do campeão.
Quem segue em péssima fase é o argentino Guillermo Coria. Empolgado por ter iniciado recentemente trabalho com o argentino Horacio de la Peña, ele não conseguiu reverter a série de quedas ao desistir ainda no primeiro set do duelo com o norte-americano Ryan Sweeting, apenas o 495º do mundo. Ele perdia por 3/2 quando precisou abandonar.
Coria chegou a iniciar bem o duelo, abrindo 2/0, mas sofreu distensão na perna e não permaneceu em quadra. Ex-número três do mundo, aparece atualmente na 42ª após seguidos fracassos na temporada. Seu melhor desempenho aconteceu no saibro de Amersfoort, onde foi à semifinal. O tenista havia reclamado de problemas psicológicos e agora tenta reencontrar seu jogo com o novo técnico.
Mais um grande nome nas quadras rápidas garantiu vaga na segunda rodada do Aberto dos EUA. Cabeça-de-chave número 12, o tcheco Tomas Berdych derrotou o sérvio Boris Pashanski por 3 a 0, parciais de 6/4, 6/2 e 6/1, e agora encara quem passar de Florian Mayer e Stefan Koubek.
Em outros resultados, o alemão Florian Mayer bateu o austríaco Stefan Koubek, o belga Olivier Rochus venceu o francês Olivier Patience e o peruano Luis Horna derrotou o espanhol Guillermo Garcia-Lopez.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.