| 30/08/2006 15h37min
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu nesta quarta manter a suspensão ao Gil Vicente em todas as competições que organiza até que o clube retire um recurso na Justiça comum contra uma punição pela escalação irregular de um jogador.
A FPF divulgou um comunicado após a reunião extraordinária para avaliar a situação provocada pela equipe de Barcelos. Além disso, a entidade disse que informará à Fifa de todas as novidades sobre o caso e que acatará todas as suas decisões.
A Federação tem o direito de não homologar as classificações das competições profissionais da temporada 2006-07, caso o Gil Vicente não desista de sua ação e acabe disputando o campeonato nacional. Assessores jurídicos da FPF disseram que a decisão de recorrer aos tribunais civis pode trazer punições gravíssimas ao futebol português. A entidade pediu também à Liga Portuguesa de Futebol Profissional que deve proceder à suspensão imediata do clube.
A Federação prometeu ainda apelar da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, que aceitou uma providência cautelar apresentada pelo Gil Vicente para jogar na primeira divisão. Ela considera que o órgão não tem competência para julgar este tema. Com isso, foi confirmado o rebaixamento do clube à segunda divisão, e a decisão é de cumprimento obrigatório.
O "caso Mateus" surgiu quando o Gil Vicente escalou o atacante angolano, cuja inscrição foi negada pela federação. O clube apresentou uma denúncia ante instâncias judiciais administrativas para conseguir sua participação, o que é proibido e punido com o rebaixamento.
Depois de a Liga e Federação considerarem que o Gil Vicente devia ser rebaixado por recorrer à Justiça civil, o clube apresentou uma providência cautelar na instância comum, que lhe deu razão horas antes do início do campeonato. Desprevenida e sem saber o que fazer, a Liga portuguesa decidiu então suspender os jogos da primeira e segunda divisões com participação das equipes envolvidas nesse caso: Gil Vicente, Belenenses e Leixões.
Espera-se que a Liga tome uma decisão antes da segunda rodada, prevista para 10 de setembro.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.