Notícias

 | 17/08/2006 00h16min

Timão bate Fluminense e sai da lanterna

Leão estréia com vitória no comando do Corinthians

Na estréia do técnico Emerson Leão, o Corinthians finalmente deixou a lanterna do Campeonato Brasileiro ao bater o Fluminense, no Maracanã, por 2 a 1. Com a vitória, o time paulista chegou aos 16 pontos, mesmo número do Santa Cruz, que caiu diante do Grêmio. O Timão, porém, leva vantagem nos critérios de desempate.

O Fluminense, por sua vez, desperdiçou a chance de entrar na zona de classificação à Copa Libertadores de 2007. A equipe permanece na quinta posição com 28 pontos, assim como Santos e Paraná, que têm um jogo a menos.

Leão escalou o Corinthians no esquema 3-6-1, deixando Carlitos Tevez isolado no comando do ataque. O novo treinador também promoveu as voltas dos laterais Eduardo Ratinho e Gustavo Nery, do zagueiro Marinho e do meia Roger, que não vinham sendo utilizados por Geninho.

Já técnico tricolor Josué Teixeira não pôde contar com cinco titulares: o lateral Marcelo convocado para a seleção brasileira, o zagueiro Thiago Silva suspenso e o zagueiro Thiago, o volante Arouca e o meia Juliano suspensos.

O clássico começou eletrizante e logo no primeiro minuto o Fluminense assustou em chute de Petkovic da entrada da área. Mas quem marcou primeiro foi o Corinthians, aos dois minutos, com Carlitos Tevez aproveitando cruzamento rasteiro de Eduardo Ratinho.

Pouco depois, o roteiro foi o mesmo. O Flu assustou aos sete em cabeçada de Tuta, que exigiu ótima defesa de Marcelo, e o Timão foi às redes aos dez, com Marinho completando de cabeça cobrança de falta de Carlos Alberto da direita.

Aos 17 minutos, Gustavo Nery pegou rebote na entrada da área e arriscou de primeira, mas nas mãos de Fernando Henrique. O técnico Josué Teixeira, então, tirou Rissut e colocou Beto, mandando Rogério para a lateral e posicionando o time mais à frente.

O goleiro Marcelo apareceu mais uma vez bem ao defender chute de dentro da área de Cláudio Pitbull, aos 18. Dois minutos depois, Roger desviou cobrança de falta de Petkovic e acertou o pé da trave.

O Timão apresentava uma postura bem diferente em relação aos jogos anteriores, marcando o adversário mais próximo e mostrando determinação em cada disputa de bola. Mesmo assim, não evitou que Tuta sofresse pênalti aos 23 minutos. O próprio atacante converteu e diminuiu a desvantagem carioca.

Aos 27, Jean arriscou de longe e Marcelo defendeu firme. A partir de então, os times tocaram mais a bola e esperavam espaços para encaixar um ataque. O Fluminense voltou a assustar aos 36 minutos, em cruzamento de Jean que Mascherano chegou na hora certa para evitar a cabeçada de Tuta.

No último lance de perigo do primeiro tempo, Carlitos Tevez recebeu na intermediária com liberdade, avançou e bateu cruzado, mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.

Assim como no primeiro tempo, o Fluminense começou pressionando na segunda etapa e Petkovic teve a chance de empatar já aos três minutos, mas cobrou falta na barreira. Pouco depois, novo tiro livre para os cariocas, e desta vez o sérvio mandou por cima do gol de Marcelo.

Melhores no jogo, os donos da casa seguiam apertando, mas encontravam dificuldades para furar o bloqueio corintiano. Aos 20 minutos, nova chance para o Flu. Cláudio Pitbull bateu cruzado pelo lado direito da área e bola tocou na zaga alvinegra, saindo para escanteio.

A essa altura, os dois times mudaram. Josué Teixeira pôs Radamés na vaga de Rogério e Leão trocou Carlos Alberto e Roger por Rafael Moura e Ramón. E o Timão teve a chance de matar o jogo aos 26, com Roger, que recebeu belo passe de Tevez e tropeçou antes da conclusão. Fernando Henrique fez a defesa.

Dois minutos depois, após ótima jogada entre Tevez e Gustavo Nery, o argentino bateu colocado e acertou a trave. Na seqüência, o atacante recebeu com liberdade na área e bateu cruzado para uma bela defesa de Fernando Henrique. No rebote, Rafael Moura evitou o gol de Gustavo Nery.

A situação do Corinthians se complicou aos 33 minutos, quando Paulo Almeida, que já tinha cartão amarelo, fez falta em Petkovic na lateral do meio-de-campo e foi expulso. Aos 35 minutos, Tuta recebeu cruzamento de Radamés sozinho e falhou na cabeçada, desperdiçando a chance do empate.

A quatro minutos do fim, o Fluminense teve sua última chance, novamente com Tuta. O atacante girou bonito na área e bate forte, mas Marcelo fez uma defesa espetacular e salvou o Timão de levar o segundo gol.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.