Notícias

 | 16/08/2006 16h58min

Lula diz que lucro do BB é motivo de orgulho e ataca FH

Presidente fez discurso de candidato e foi aplaudido na sede do banco

Em visita à sede do Banco do Brasil, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o lucro recorde de R$ 3,9 bilhões no semestre passado, afirmando que esse resultado é motivo de orgulho para um banco público. Segundo o presidente, quando mais dinheiro o banco ganhar, mais dinheiro terá para fazer política social.

Lula criticou o governo Fernando Henrique, afirmando que no passado o banco dava prejuízo e havia sempre quem defendia sua privatização. Segundo ele, isso era muito comum na época da "sanha das privatizações."

Com um discurso de candidato, Lula foi aplaudido por funcionários da diretoria do banco ao dizer que agora os funcionários do BB não mais serão chamados de marajás por ganharem bem. Segundo ele, agora todos entendem que o servidor precisa ter bom salário. Em mais uma declaração típica de candidato, Lula disse que, nas viagens pelo país, tem recebido relatos sobre as melhoras que seu governo está promovendo.

– Muita gente fica perplexa quando os números começam a aparecer. O povo está sentindo na pele que as coisas estão melhorando. É com muito orgulho que recebo a notícia do lucro. O BB estará muito mais forte para fazer política social quanto mais dinheiro ele ganhar – disse.

O presidente disse que o BB é hoje uma referência para o sistema financeiro. Além de comemorar o lucro recorde, Lula brincou com os funcionários que o esperavam no setor que cuida de agronegócio, pedindo que eles não pensassem em fazer greve.

– Vocês nem pensem em fazer greve – brincou o presidente, que já foi sindicalista.

No fim da cerimônia, houve um momento de constrangimento, quando o próprio presidente teve que pedir a um dos servidores que assistiam à palestra sobre o lucro do banco que parasse de cantar slogans de campanha. O servidor gritava "Olê olê olê olá" e foi interrompido pelo presidente, que fez gestos de negativa com uma das mãos.

O governo tem tentado manter, pelo menos oficialmente, a divisão entre as agendas de campanha e a de presidente. Apesar de ter sido fotografado e aplaudido pelos funcionários, o evento estava na agenda de presidente de Lula. A primeira-dama, Dona Marisa, ganhou um par de brincos das mãos de uma servidora do BB.

AGÊNCIA O GLOBO

Notícias Relacionadas

14/08/2006 10h32min
Banco do Brasil lucra R$ 1,546 bilhões no segundo trimestre
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.