| hmin
O diretório do PDT de Alvorada colocou à disposição nesta sexta-feira, dia 26, os cargos do partido na administração do município da Região Metropolitana. O vice-prefeito, Edson de Almeida Borba (PDT), confirmou ontem a iniciativa e disse que levará o assunto ao conhecimento da prefeita Stela Farias (PT) na segunda-feira, dia 29.
Segundo Borba, só não foram oferecidos os cargos ocupados por servidores indicados pela bancada do PDT no município. O partido tem 42 vagas na administração e comanda duas secretarias, a de Planejamento e Habitação e a de Governo Municipal. Os secretários também estão entre os demissionários.
– Só não entregaram os cargos os indicados pelos vereadores – disse Borba.
Stela foi reeleita em 2000 com o apoio do PDT. Na quinta-feira, dia 25,a prefeita anunciou o rompimento da coligação, alegando que a bancada de vereadores do PDT não estaria dando seu aval a projetos importantes do Executivo. A prefeita exigiu a devolução dos cargos. Sem os cinco vereadores do PDT, Stela deixa de contar com a maioria na Câmara Municipal.
A crise na coligação dividiu o PDT local. O diretório determinou à bancada o voto favorável aos projetos do governo. Os vereadores acusam a direção partidária estar preocupada em preservar os cargos públicos. O confronto repercutiu no diretório regional do PDT. Nesta sexta, o candidato a deputado federal e ex-vice-presidente estadual Pedro Ruas criticou declarações do deputado federal Pompeo de Mattos.
Na quinta-feira, o parlamentar afirmou que parte do diretório estaria apoiando candidatura de Tarso Genro ao governo do Estado.
– O deputado cometeu um erro grosseiro. Os companheiros são leais. Sou testemunha disso. Estive lá com o Fortunati (José Fortunati, candidato do PDT ao Palácio Piratini) – disse Ruas. – Me surpreendi com as declarações do Pompeo – afirmou o presidente estadual da legenda, deputado Vieira da Cunha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.