| 31/07/2006 18h50min
A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, cobrou nesta segunda-feira responsabilidade e seriedade da oposição na votação da medida provisória que estabelece aumento de 5% para os aposentados e pensionistas do INSS. A oposição quer mudar a MP, aprovando um aumento de 16,67%. A ministra disse que o governo vai insistir nos 5% e indicou que poderá vetar o aumento maior, deixando os aposentados sem reajuste.
– Acredito que a oposição deve ser chamada à questão da responsabilidade pública. Qual é a responsabilidade pública: você não pode dar um aumento que não está no Orçamento. Não pode dar um aumento que o país não suporta. Nós temos responsabilidade com país, nós temos responsabilidade com aposentados. E estas duas responsabilidades nos fizeram propor 5% e é isso que vamos buscar amanhã – disse a ministra.
A pauta de votações do Congresso foi discutida na reunião de coordenação na manhã desta segunda-feira. A Câmara começa nesta semana a primeira etapa de esforço concentrado para destrancar a pauta do Congresso. Além da MP que prevê o reajuste aos aposentados, outras seis medidas provisórias trancam a pauta de votações.
– Dependendo da situação, a nossa responsabilidade pode levar a um prejuízo para os aposentados. Eu acredito que seria muito importante que a oposição tivesse seriedade para além de disputas eleitorais, que tivesse compromisso com a governabilidade do país – disse a ministra, sinalizando com a possibilidade de veto.
A intenção do governo, segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, é votar os projetos de micro e pequena empresa, da Super-Receita, do Fundeb e da Timemania. O porta-voz disse que a base governista está sendo convocada para estar em Brasília esta semana.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.