Notícias

 | 29/07/2006 17h56min

Chávez e Ahmadinejad se reúnem para estreitar relações

Presidente do Irã disse que venezuelano é seu irmão

Os presidentes do Irã e da Venezuela, dois importantes membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), se reúnem em Teerã para conversar sobre questões econômicas e para abordar assuntos políticos, como o conflito no Líbano. O presidente venezuelano, Hugo Chavéz, chegou hoje a Teerã, onde foi recebido com uma cerimônia por seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

– Este senhor é meu irmão e tomara que seja meu companheiro de luta – disse Ahmadinejad sobre Chávez, em entrevista coletiva após o encontro preliminar.

O presidente venezuelano respondeu afirmando que deseja que o Irã e a Venezuela possam continuar aliados na luta contra o imperialismo. Chávez chegou acompanhado de uma delegação que permanecerá no Irã por dois dias. O presidente venezuelano disse que sua visita à Teerã tem como objetivo mostrar seu apoio ao Irã.

– Enquanto permanecermos unidos, poderemos derrotar o imperialismo, mas se estivermos divididos, nos partirão ao meio – declarou Chávez.

Nesta visita, espera-se a assinatura de vários acordos econômicos e de cooperação, sobretudo no campo petrolífero. Chávez pediu investimentos das empresas petrolíferas iranianas na Venezuela e Ahmadinejad destacou que o setor é o principal campo de cooperação.

Durante a entrevista coletiva, Chávez fez referência ao primeiro contato dos dois governantes, em novembro de 2004, em uma visita do presidente da Venezuela ao Irã, quando Ahmadinejad era prefeito da capital iraniana. O líder iraniano disse que Chávez representa a fonte de uma corrente revolucionária e pioneira na América do Sul, cujas posturas de resistência contra o imperialismo são palpáveis. Além disso, afirmou que não existem limitações para a colaboração entre o Irã e a Venezuela.

Hugo Chávez foi recebido pelo ministro de Minas e Indústria do Irã, Ali Reza Tahmasbi, no aeroporto internacional de Teerã, de onde foi conduzido ao palácio presidencial. Além de se reunir com Ahmadinejad, o presidente venezuelano conversará com o líder supremo da Revolução iraniana, o aiatolá Ali Khamenei.

Os governantes dos dois países também tratarão de relações bilaterais e de eventos recentes na região, como o conflito no Líbano. Chávez viajou acompanhado pelos ministros de Assuntos Exteriores, Defesa, Agricultura, Energia, Comércio, Cultura e Comunicações, Minas e Indústrias, o ministro do Petróleo, Rafael Ramírez, e o prefeito de Caracas.

A visita ao Irã faz parte da viagem que levou a delegação venezuelana à Rússia, Bielorrússia, Catar, e continuará pelo Vietnã e Mali. A chegada de Chávez ao Irã coincide com declarações à emissora catariana Al Jazeera, nas quais comparou a atual ofensiva militar israelense no Líbano com o que Hitler fez com os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

– Os judeus condenam as ações de Hitler contra eles, e têm todo o direito de fazê-lo. Entretanto, estão fazendo com os libaneses as mesmas coisas que Hitler tinha feito com eles. Estão matando crianças e centenas de pessoas inocentes – afirmou.

Nas declarações à emissora árabe, o presidente afirmou ainda que, por trás das agressões israelenses, está a mão do imperialismo americano.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.