| 28/07/2006 14h02min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e seu principal aliado, o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, iniciaram hoje uma reunião na Casa Branca para tentar estabelecer uma estratégia comum sobre a crise no Oriente Médio. O assunto central da reunião, de uma duração programada de uma hora e meia, é a busca de uma saída que ponha fim aos confrontos entre Israel e a milícia xiita libanesa Hezbollah.
– Eles têm muitos interesses em comum, mas obviamente haverá discussões sobre o Oriente Médio – antecipou o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.
Bush e Blair defendem que qualquer possível solução da crise deve garantir uma estabilidade duradoura na região e, por isso, se negaram até agora a promover um cessar-fogo imediato ou precipitado. Os dois abordarão também as condições para o desdobramento de uma força internacional em território libanês e as possibilidades de conseguir uma resolução da ONU que respalde essa missão.
Blair, que chegou hoje a Washington, se reúne com Bush em um momento em que é alvo de crescentes críticas e pressões para que se afaste do presidente americano e defenda um cessar-fogo imediato na região.
Além deste assunto, espera-se que os dois aliados discutam também a situação no Iraque e troquem pontos de vista sobre os encontros que os dois mantiveram esta semana com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.