Notícias

 | 28/07/2006 11h45min

Hezbollah anuncia combates com ataques além de Haifa

Lançamento de mísseis Khaibar 1 hoje teria marcado uma nova etapa

O grupo libanês Hezbollah anunciou hoje o começo de uma nova etapa de combates, com o lançamento de mísseis Khaibar 1 contra uma localidade situada além de Haifa, segundo um comunicado transmitido pelo canal de televisão Al-Manar.

A nota do Hezbollah explica que o ataque que atingiu a população sionista de Afula às 15h (9h de Brasília) significa o começo de uma nova etapa de combates, desafios e confrontos. A localidade de Afula fica ao sudeste de Haifa e a 50 quilômetros da fronteira libanesa.

Segundo o documento, o objetivo dessa etapa é cumprir a "promessa honesta" e executar a decisão do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, que, em 26 de julho, prometeu que os confrontos com Israel entrariam em uma nova etapa, e ameaçou lançar foguetes além de Haifa.

Com esse novo ataque, a resistência islâmica quer também responder à "agressão brutal" israelense, que, segundo o texto, se estendeu a todas as partes do Líbano, atingiu civis e inocentes, e destruiu intencionalmente edifícios e infra-estruturas. O documento acrescenta que o Hezbollah entra nesta nova etapa com determinação e com a confiança na vitória para defender o país.

Segundo Nasrallah disse na quarta-feira passada, Israel tinha planejado para outubro atacar o sul do Líbano, mas a captura, de dois soldados israelenses por seu grupo, em 12 de julho passado, antecipou esse plano. Desde essa data, Israel bombardeia o Líbano por terra, mar e ar, o que deixou cerca de 400 mortos, 1,4 mil feridos, mais de 700 mil deslocados e danos materiais estimados em vários bilhões de dólares.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.