Notícias

 | 22/07/2006 19h30min

Cancelamento de vôos prejudica passageiros da Varig

apesar de determinação da Anac, aeronaves deixaram de decolar neste sábado

Vôos da Varig que deveriam ser retomados neste sábado por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deixaram de decolar mais uma vez. A compradora VarigLog havia anunciado a manutenção apenas das aeronaves na ponte Rio-São Paulo até 28 deste mês, mas a Anac não aceitou a medida. Logo depois, a empresa chegou a anunciar que reassumiria algumas rotas.

Neste sábado, nos aeroportos Salgado Filho, em Porto Alegre, de Guarulhos, em São Paulo, e Tom Jobim, no Rio, passageiros tinham dificuldade de embarcar devido aos cancelamentos. Um deles era o microempresário Danilo Carvalho, que, com a mulher e a filha mais velha, deveria ter embarcado em Belo Horizonte com destino a Buenos Aires na sexta-feira. O vôo foi cancelado. A empresa propôs que eles embarcassem no Rio, para onde vieram de ônibus. A promessa, agora, é que o vôo saia às 8h de domingo.

– Nosso prejuízo é enorme. Tínhamos um pacote fechado para Buenos Aires. Como não embarcamos, perdemos a reserva e a empresa de turismo vai ressarcir, no máximo, 50% do que foi pago. Para piorar, embarcaremos amanhã (no domingo) sem qualquer reserva em hotel – reclamava Marilda Carvalho, ao lado do marido e do filho mais novo, que ficará com parentes.

A artista plástica Karen Aune se desespera com a possibilidade de perder uma grande oportunidade de sua carreira: uma exposição em Bogotá, que abre no próximo dia 27. Seu vôo para a capital colombiana, previsto para as 14h30m deste sábado, foi cancelado.

– A Varig diz que o máximo que pode fazer é me colocar em um vôo para Caracas, mas que de lá para Bogotá os custos correrão por minha conta. Eu não tenho dinheiro para essa despesa e quero ter o meu direito assegurado – protestou Karen ao lado do amigo colombiano Santiago Rueda, que depois de passar férias no Brasil tem dificuldade para voltar casa.

Nos guichês de TAM e Gol, a informação é que estão sendo endossadas passagens da Varig desde que haja vaga nos vôos. A Varig disse estar pagando as despesas (transporte, alimentação e hospedagem) de quem não consegue embarcar.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.